26/08/2024 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) atualizou os dados estaduais do Painel ODS (www.tce.sp.gov.br/painelods). A plataforma possibilita identificar as ações de fiscalização e auditorias realizadas pelo órgão junto ao Governo do Estado de São Paulo, entre os anos de 2015 e 2022, e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos na Agenda 2030.

A ferramenta disponibiliza informações captadas pelos setores de fiscalização do Tribunal: pela Divisão de Auditoria Eletrônica (AUDESP) — como parte da coleta de dados para a composição do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) — e pela Diretoria de Contas do Governador (DCG), na análise das contas do Estado.

O cruzamento dos dados estaduais é feito a partir dos relatórios das fiscalizações operacionais elaborados pelo TCESP, por meio da DCG, que realiza, anualmente, o acompanhamento contábil, orçamentário, financeiro e operacional das contas do Governo do Estado.

Segundo explicou o Coordenador do Observatório do Futuro, Leandro Dall’Olio, gestor responsável pela plataforma, a ferramenta traz apontamentos, propostas e recomendações da Corte aos órgãos e Pastas estaduais, com base nas auditorias, considerando critérios de relevância, materialidade e risco, e temas selecionados pelo relator das contas.

. Plataforma

Lançado em dezembro de 2021, o ‘Painel ODS’ apresenta um panorama sobre a implantação dos ODS no âmbito do território paulista. A ferramenta traz informações do Governo do Estado de São Paulo (Visão Estadual) e pelas 644 Prefeituras paulistas, exceto a da Capital (Visão Municipal).

A plataforma exibe os dados colhidos pelo Tribunal junto ao Governo Estadual em relação ao cumprimento dos 17 objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a promoção da governança democrática, preservação da natureza e erradicação da pobreza.