Campanha para a Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN)

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio de sua Assessoria Policial Civil, realizará entre os dias 2 e 5 de setembro, das 9h00 às 16h00, na sala ao lado do Memorial da Corte, a segunda etapa da Campanha para Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Voltada aos servidores ativos do TCESP previamente inscritos em lista de espera, a ação tem como objetivo facilitar a emissão do novo documento, uma vez que a CIN integra os dados de identificação do cidadão de forma segura e estabelece um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação.
Os servidores cadastrados na lista de espera receberão um e-mail com os detalhes sobre a emissão da CIN e o link para agendamento, juntamente com o formulário para preenchimento e anexação dos documentos solicitados, com devolutiva a ser realizada até quinta-feira (14/8).
Caso queira incluir o tipo sanguíneo na CIN e não possua exame laboratorial ou documento oficial que comprove essa informação, será possível preencher o formulário de manifestação de interesse. O pedido médico será emitido por meio da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS).
. Campanha
Promovida anteriormente entre os dias 4 e 6 de junho, na Capital, a 1ª etapa da Campanha de Emissão da CIN emitiu, ao todo, 246 novos documentos a servidores ativos do TCESP lotados nos prédios Sede e Anexos I e II.
A iniciativa também já atendeu a servidores nas Unidades Regionais de Adamantina (UR-18), Presidente Prudente (UR-5), Araçatuba (UR-1) e Andradina (UR-15). O TCE estenderá a ação para as demais Unidades Regionais localizadas no interior e litoral paulista.
Aceita em países com acordo de viagens com o Brasil, como os do Mercosul, a CIN tem como registro geral de identificação apenas o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF), com validade em todo o território nacional. A primeira emissão da CIN em papel é feita de maneira gratuita, porém, está disponível também no formato digital.
Com um QR Code que garante a segurança dos dados do cidadão – em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados -, a emissão da Carteira de Identidade Nacional eleva o nível da conta ‘Gov.br’ para a modalidade ‘Ouro’, o que permite a assinatura de documentos, prova de vida e acesso a mais de 4.300 serviços digitais.
Para consultar os documentos aceitos, obrigatórios e opcionais, bem como conhecer as vantagens de ter a CIN, acesse a página exclusiva do TCE da Campanha: https://www.tce.sp.gov.br/servidor/cin