As inscrições para a segunda turma de capacitação sobre gestão de resíduos sólidos nos municípios paulistas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), voltada especialmente a administradores, servidores públicos e profissionais das áreas de meio ambiente e limpeza urbana, já estão abertas.

O curso, gratuito e com duração de 30 horas, ocorrerá entre 4 de junho e 4 de setembro de 2022. As aulas foram elaboradas pelo TCE em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) – por intermédio da Escola de Engenharia de São Carlos – e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Idealizadas na modalidade Ensino à Distância (EAD), as aulas vão abordar, entre outros assuntos, a relação entre resíduos sólidos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); a legislação do setor, as principais irregularidades identificadas pelos órgãos de fiscalização; e formas alternativas de gestão de resíduos.

O conteúdo incluirá a apresentação de dados colhidos por meio do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) – indicador criado pelo TCESP para medir o desempenho das administrações –, das fiscalizações e do ‘Painel Saneamento Básico’ da Corte, e contará com um diagnóstico sobre a gestão dos resíduos nas cidades paulistas e no Estado.

Nesta edição serão disponibilizadas 500 vagas. As inscrições podem ser feitas até 10 de maio, exclusivamente pelo link https://uspdigital.usp.br/apolo, onde estão descritas as condições de participação e os critérios para seleção dos interessados.

Para se inscrever, o candidato deverá clicar sobre a aba ‘Inscrição Online’, ‘Fazer Inscrição’, ‘Unidade: Escola de Engenharia de São Carlos’ e selecionar o curso ‘Gestão de resíduos sólidos no Estado de SP: desafios e possibilidades para os Municípios’.