O segundo dia de atividades da I Conferência Democracia e Institucionalidade do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), na quinta-feira (31/3), na Capital, teve como destaque debates sobre o atual cenário econômico brasileiro.
Realizado no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, com transmissão pela internet, o evento, que celebra os 10 anos do MPC/TCESP, contou com três painéis temáticos e a participação de autoridades e de especialistas.
O Secretário do Tesouro Nacional (2016-2018) e Economista-Chefe do Banco BTG Pactual, Mansueto Facundo de Almeida Júnior, e o Diretor-Presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Marcos de Barros Lisboa, iniciaram as discussões técnicas – com moderação do Professor da USP José Maurício Conti – sobre reformas, ajuste fiscal e retomada do crescimento.
Para falar sobre contas públicas, dívida e impactos no orçamento, os convidados foram o Professor Titular de Direito Financeiro da FDUSP Fernando Facury Scaff e o Diretor-Executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal (IFI) Felipe Scudeler Salto.
Já o Economista André Lara Resende, a Diretora da IFI Vilma da Conceição Pinto e o Presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) Márcio Gimene de Oliveira debateram questões ligadas a planejamento e orçamento.