webdoor-epcp

Vinculada ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a Escola Paulista de Contas Públicas “Presidente Washington Luís” (EPCP), foi instituída com o compromisso de capacitar e aperfeiçoar os servidores e gestores públicos, prestar auxílio na realização dos concursos públicos, ministrar cursos e palestras, promover conferências, seminários e outros eventos afins, além de desenvolver atividades de pesquisas, estudos, cursos de extensão e ofertar cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu.

Composição

Composição

  • Conselho Orientador Didático-Pedagógico

 

Presidente

  • Conselheiro Antonio Roque Citadini

 

Secretario Executivo

  • Maurício Antonio Varnieri Ribeiro

 

Membros

  • Sérgio Ciquera Rossi - Chefe do Gabinete da Presidência
  • Maurício Antonio Varnieri Ribeiro - Assessor Procurador-Chefe do GTP
  • Germano Fraga Lima – Secretário-Diretor Geral
  • Carlos Eduardo Corrêa Malek – Diretor do Departamento Geral de Administração
  • Fábio Correa Xavier – Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação
  • Camila Reis Santana – Assessora Procuradora-Chefe da ATJ
  • Paulo Massaru Uesugi Sugiura - Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização I - DSF-I
  • Alexandre Teixeira Carsola – Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização II - DSF-II
  • Bibiana Helena Freitas Camargo – Diretora Técnica de Divisão da Escola Paulista de Contas Públicas

 

Diretoria

· Bibiana Helena Freitas Camargo

 

Gabinete

· Bruno Horota Horioka

· Edmilson Manoel de Araújo (à disposição do Memorial do TCESP)

· Riger Lanza Galvão (lotado na DGP à disposição da EPCP)

· Fátima Aniceto Rodrigues dos Reis

· Graça Aparecida Barcos

 

EPCP I - Seção de Ensino a Distância (EAD)

· Maria Luiza Costa Pascale - Chefe Técnica da Fiscalização

· Alessandro Cesar Finardi

· Jessica Okajima Gomes

· Marina Guglielmetti Ashcar Diogo

· Carlos Henrique dos Reis Araújo

 

EPCP II - Seção de Ensino Presencial e Logística de Eventos

· Victor Jung – Chefe Técnico da Fiscalização

· Rosilene Ferreira Leite

· Rosmary Donadio Tavares

· Suane Jesus Aragão

 

EPCP III - Seção de Produção de Conteúdo e Avaliação

· Patrick Raffael Comparoni – Chefe Técnico da Fiscalização

· Vinícius Chinellato de Moura e Silva

 

EPCP IV – Seção de Gestão Pedagógico-Administrativa

· Gabriela Giardino Costa Bernardino - Chefe Técnico da Fiscalização

· Bruna Castilho Marques

· Cintia Martins Morgado

· Ivan Moncoski Mangano

 

EPCP V - Seção de Formação Continuada

· Cinthya Harumi Yabasse – Chefe Técnico da Fiscalização

· José Luiz Ribeiro Vignoli Filho

· Juliana Lins Piques

· Luiz Valdir Morales

 

Biblioteca do TCESP

· Giliardi Pereira Delli Paoli

· Cleonice Esteves

· Luiz Antônio da Silva

 

Memorial do TCESP

· Edmilson Manoel de Araujo

 

Contatos

· EPCP: (11) 3292-3360

· Biblioteca: (11) 3292-3237

· Memorial: (11) 3292-3718

 

________________________________________________________

 

 

Histórico

. O início

Coordenadoria de Capacitação e Aperfeiçoamento - CCA
Criada por meio do Ato nº 118/88, em 20 de janeiro de 1988, a Coordenadoria de Capacitação e Aperfeiçoamento foi instalada, inicialmente, no 10º andar do prédio sede do TCE, na Avenida Rangel Pestana e depois passou a funcionar no 2º e 9º andar no prédio do Anexo II, na Rua Venceslau Brás,183, no Centro.
O primeiro coordenador designado foi o Assessor Júlio Antonio Ribeiro Magalhães, que permaneceu no cargo até o ano de 1998. Por meio do Ato nº 1384/98, a coordenação das atividades passou a ser responsabilidade de Alfonsas Vaidotas até o ano de 2004. Na sequência, conforme o Ato nº 418/2003, em 14 de janeiro de 2004, a servidora Prazeres Augusta Pereira de Souza foi designada para responder pelo expediente da Coordenadoria, sendo que após, conforme o Ato nº 613/2004, publicado no Diário Oficial em 7 de maio de 2004, tornou-se Coordenadora da Área.

. ECP

Escola de Contas Públicas - ECP
Por meio da Resolução GP nº 11/04, durante a Presidência do Conselheiro Renato Martins Costa, foi instaurada a Escola de Contas Públicas tendo como coordenadora a servidora Prazeres Augusta Pereira de Souza (Ato 387/2006).
Em 5 de maio de 2006, durante a gestão do Conselheiro-Presidente Robson Marinho, transcorreu a solenidade oficial de abertura da Escola de Contas Públicas. A abertura dos trabalhos na ECP contou com a presença do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que proferiu a aula inaugural com o tema 'O Princípio Republicano'.
Em 29 de janeiro de 2007, a Escola de Contas passou a atender no primeiro subsolo do Prédio Anexo I, cujas instalações e infraestrutura lhe permitiram ministrar cursos e treinamentos para servidores, jurisdicionados, gestores e estudantes. A coordenação dos trabalhos passou a ser de responsabilidade da servidora Silvana de Rose.

. 10 anos

Escola Paulista de Contas Públicas “Presidente Washington Luís” - EPCP
Ao completar 10 dez anos de atividades, em 28 de maio de 2014, a Escola de Contas passou a ter uma nova denominação passando a ser intitulada: Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’, em homenagem à Washington Luís Pereira de Souza, Presidente do Estado de São Paulo de 1920 a 1924, responsável pela criação do artigo 71 da Constituição Paulista e pela edição da primeira Lei Orgânica de nº 1.961, de 29 de dezembro de 1923, primeira lei que regulamentou as atividades da Corte de Contas paulista.

. Ampliação

Subsede EPCP/Araraquara
Em 2 de agosto de 2013, sob a Presidência do Conselheiro Antonio Roque Citadini, a EPCP, além da Capital, passou a desenvolver suas atividades na Subsede instalada na Unidade Regional de Araraquara (UR-13). Apresentando uma infraestrutura em auditório com capacidade para trezentos lugares, o espaço foi implantado com o intuito aproximar as capacitações do público jurisdicionado. Em fevereiro de 2016, as atividades da EPCP passaram a ser coordenadas pela servidora Bibiana Helena Freitas Camargo.

Estruturação da EPCP

Considerando o aumento das atividades a serem desempenhadas pela EPCP, foi necessário adequar sua estrutura. Desse modo, por determinação da Lei Complementar nº 1.335/2018, a Escola tornou-se uma Diretoria Técnica de Divisão. Em 8 de maio de 2019, nos termos da Resolução nº 02/2019, foi reorganizada. Em 5 de junho de 2019, a EPCP mudou suas instalações para o andar térreo do Anexo I. 
O Ato GP nº 20/2022 publicado no Diário Oficial eletrônico de 02/08/2022, reorganizou a ESCOLA PAULISTA DE CONTAS PÚBLICAS “PRESIDENTE WASHINGTON LUÍS” – EPCP, sendo mantida sua subordinação à Presidência fica, a partir do 2º semestre de 2022. Tal instrumento definiu as competências e atribuições da EPCP que passou atuar com a seguinte composição:

I) Gabinete – GEPCP;

II) Seção de Ensino à Distância (EAD) - EPCP-1;

III) Seção de Cursos e Eventos – EPCP-2;

IV) Seção de Produção de Conteúdo - EPCP-3;

V) Seção de Gestão Pedagógico-Administrativa – EPCP-4;

VI) Seção de Formação Continuada – EPCP-5;

VII) Biblioteca. 

Eventos Consolidados

No calendário anual de eventos, são realizados alguns já consolidados, como a Semana Jurídica do TCESP, que é voltada a servidores e representantes de órgãos da Administração Pública, profissionais de Direito e estudantes, e o Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização, que tem o propósito de capacitar e aprimorar o quadro de servidores da Corte de Contas paulista para que desenvolvam seus trabalhos com efetividade e observância da legislação e dos critérios inerentes à atividade de fiscalização.

 

Memorial do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

O Memorial do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) foi criado por meio do Ato GP nº 13/2024, DOE-TCE de 30/11/2024 e inaugurado em 19 de setembro de 2024 como parte das comemorações do centenário da Instituição, é um espaço dedicado a preservar e divulgar a história do TCESP. Equipado com tecnologia multimídia, como holografia, totens interativos e uma linha do tempo digital, o Memorial oferece uma experiência didática e inclusiva, destacando as funções do Tribunal e sua importância para a gestão pública. Com um acervo diversificado e recursos de acessibilidade, o local promove uma reflexão sobre a memória institucional.

Aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, no piso térreo do prédio-sede do TCESP, o Memorial é acessível a colaboradores, visitantes externos e grupos organizados, incluindo instituições de ensino. As visitas podem ser feitas de forma espontânea, sem necessidade de agendamento, ou previamente agendadas no caso de visitas guiadas, pelo e-mail: memorial@tce.sp.gov.br.