ARTIGO: Redução do Parque de Impressoras no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo: Uma Medida para a Economicidade e Sustentabilidade
* José David de Araújo
* Leandro Dall’Olio
Introdução
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) é um órgão público responsável pelo controle e fiscalização dos recursos públicos, cuja eficiência operacional depende também da gestão adequada dos recursos tecnológicos disponíveis.
Dentre tais recursos, que englobam desde uma infraestrutura própria de processamento e armazenamento de dados até os equipamentos disponibilizados aos servidores, as impressoras, atualmente contratadas em regime de locação, historicamente têm desempenhado, sem evitar o trocadilho, um papel fundamental na produção documental e no trâmite processual.
Entretanto, a adoção de sistemas informatizados para estes mesmos produção e trâmite – iniciado pelo Processo Eletrônico (Resolução n° 1/2011) para os processos gerais e continuado pelo SEI! (Resolução n° 10/2018) para os processos de natureza administrativa – tem tornado cada vez mais diminuta a necessidade de impressão em papel dos processos da Casa – e isso também se revela tanto pela diminuição de pilhas de papel quanto pela quase eliminação da necessidade de trâmite de processos físicos. Já faz algum tempo que não vemos os famosos “carrinhos de processos” lotados sendo carregados de um lado para outro, ou que o “caderninho” não é usado em muitas de nossas unidades organizacionais.
Anexo | Tamanho |
---|---|
Leia na íntegra o artigo | 318.23 KB |