Terceiro Setor
Tipo:
Manual
Data de Publicação:
Ementa / Resumo:

TERCEIRO SETOR é um conceito e uma expressão de linguagem traduzida do inglês THIRD SECTOR, utilizada nos Estados Unidos da América junto à frase NON PROFIT ORGANIZATIONS, cujo texto final resulta em “Terceiro Setor – Organizações Sem Fins Lucrativos”.

Estes termos provêm do vocabulário sociológico e são utilizados para definir organizações de iniciativa privada, sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público.

A designação “Terceiro Setor” identifica área pertinente e implicada com a solução das questões sociais. É representado por cidadãos integrados em organizações sem fins lucrativos, não governamentais, e com objetivo final de gerar serviços de caráter público. Denomina-se desta forma para se diferenciar do Primeiro Setor, o Governo, e o Segundo Setor, empresas da iniciativa privada, com fins lucrativos.

No Terceiro Setor as associações tendem a se tornar corporativas: criam mercado de trabalho; influenciam a legislação e condicionam orçamentos públicos e privados; em resumo, os entes do Terceiro Setor, na realidade, assumem os problemas do poder e interferem nos interesses envolvidos, movimentando o mercado de trabalho, como pode ser observado dos dados do IPEA abaixo.

Em 2020, últimos dados levantados, existiam 815.676 mil Organizações da Sociedade Civil que empregavam 2,3 milhões de pessoas em todo o País. Na região sudeste concentram-se 41% delas e geram 1.363.229 empregos, conforme os últimos dados divulgados pelo IPEA.