REDAÇÕES 5º ANO
Nº 115 – 1º lugar
ODS: 14 Vida debaixo d’água
Você sabia que...
Há muita vida embaixo da água? Os oceanos ocupam mais da metade do planeta com mais de 2 milhões de espécies, de acordo com o censo da Vida Marinha realizado em 2010.
A espécie humana poderia usar inteligência para a conservação e sustentabilidade da vida marinha, agindo no combate à poluição e reciclagem de materiais, não contribuindo para diminuição de muitas espécies marítimas. Um exemplo é o cavalo marinho Hippocampus White, que está sendo ameaçado pela invasão humana em seus lares naturais que são os corais e algas marinhas que se encontram a uma profundidade de apenas 12 metros.
E agora que você já sabe disso ...
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Jaqueline dos Santos Vieira
5º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Silmara Garcia Andrade
EE Profª Elydia Benetti
DRE SÃO CARLOS
Nº 101 – 2º lugar
ODS: 02 Fome zero
Você sabia que...
A fome e a miséria são causadores de muitas mortes, principalmente nos países mais pobres? Segundo pesquisas, 5 (cinco) crianças morrem por minuto por problemas causados pela desnutrição em um mundo onde toneladas de comida são jogadas no lixo todos os dias.
Podemos fazer nossa parte não desperdiçando comida, consumindo apenas o necessário, ajudando o próximo, participando de campanhas de doações de alimentos. Em casa ou na escola, coloque no seu prato apenas o que irá comer e não jogue comida no lixo.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Felipe Galliani Montanheiro
5º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Caroline Margatho de Oliveira
EE Prof. Divo Marino
DRE RIBEIRÃO PRETO
Nº 23 – 3º lugar
ODS: 05 Igualdade de gênero
Você sabia que...
A ODS de número 5 é muito importante, pois exige as mesmas oportunidades para homens e mulheres, educação, trabalhos e outros aspectos.
A importância da igualdade de gênero é empoderar mulheres e meninas colaborarem com o progresso. O feminismo é um movimento social que inclui a igualdade de gênero, propondo o fim do patriarcado e machismo na sociedade.
Portanto, a falta de empregos, educação de qualidade e oportunidade pode perpetuar a desigualdade.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Alexia Oliveira Mota
5º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Sonia Maria Fabris Barboza
EE Profª Jacyra Moya Martins Carvalho
DRE CENTRO OESTE
Nº 160 - finalista
ODS: 15 Vida sobre a terra
Você sabia que...
O tema número 15 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem como propósito recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres? Deter e reverter a degradação da terra da terra e também recuperar a biodiversidade perdida?
Com a degradação perdemos florestas e boa parte de biomas. Com isso, prejudicamos animais e até nós mesmos.
O que podemos fazer? Devemos fazer nossa parte. E não é difícil. Basta evitar o desmatamento e a poluição.
Assim sendo estaremos evitando um caos próximo!
O ar depende das árvores e elas de nós.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Marina Celeste Rodrigues de Almeida Amaral
5º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Joseni Tamires Rafael de Lima
EE Leopoldo Leme Verneck
DRE APIAÍ
Nº 161 - finalista
ODS: 06 Água limpa e saneamento
Você sabia que...
Os seres humanos estão poluindo a água? As pessoas estão cada vez mais poluindo rios, oceanos e lagos com lixo tóxico. Isso é muito prejudicial, se cuidarmos muito bem da água a teremos sempre e preservaremos para as pessoas do futuro. A cada dia temos menos água, por isso devemos parar de jogar lixos na natureza. Temos que conscientizar as pessoas a não jogarem agrotóxicos e esgotos nos rios e mares, pois polui e prejudica o mundo todo. Um dia, se não cuidarmos, ao invés de água, teremos lixo e sujeira. Pense bem antes de desperdiçar e poluir. Devemos cuidar, para ter sempre.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Deyllon Miguel Rosa Fogaça
5º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Fernanda Pontes Bueno de Camargo
EE PEI Profª Anézia Amorim Martins
DRE APIAÍ
Nº 12 - finalista
ODS: 11 Cidades e comunidades sustentáveis
Você sabia que...
A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para assistir TV por três horas? Se cada um fizer a sua parte, ir[a fazer uma grande diferença para preservar nosso planeta. Eu acredito que a sustentabilidade é importante para ter um futuro melhor para as próximas gerações.
A reciclagem que fazemos todos os dias em nossas casas já é um passo para ajudar o meio ambiente.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Arthur Boletini Ferreira
5º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Fernanda Godoy de Marco
EE Professor Antonio Vilela Junior
DRE CAMPINAS LESTE
Nº 34 - finalista
ODS: 14 Vida na água
Você sabia que...
A partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com ações poderíamos alcançar um futuro com qualidade de vida para nós? Esse objetivo visa fazer a conservação dos oceanos e de todos os recursos marinhos de forma sustentável. E até 2030 pretende promover a recuperação das tartarugas marinhas, poluição marinha e todos recursos naturais.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Lorena Elias Ferreira
5º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Eliane
EE PEI Profª Jocila Pereira Guimarães
DRE GUARULHOS SUL
Nº 61 - finalista
ODS: 01 Erradicação da pobreza
Você sabia que...
A pobreza está presente em todos os lugares do mundo? Pois é, a pobreza é uma situação na qual as pessoas não conseguem suprir suas necessidades básicas como água potável, moradia, saúde, educação e alimentação saudável. Com isso, é possível perceber que a pobreza não é apenas falta de dinheiro, é também uma situação na qual as pessoas não tenham uma vida digna e feliz. Podemos ajudar as pessoas que necessitam com doações. O governo também deve fazer a parte dele para que as pessoas tenham uma vida melhor.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a):Guilherme Matheus Dovídio
5º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Ivone Especiato
EE José Teixeira do Amaral
DRE JALES
Nº 116 - finalista
ODS: 13 Combate às alterações climáticas
Você sabia que...
O combate as alterações climáticas é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Ele faz parte da Agenda 2030 da Organização da Nações Unidas.
As ações inadequadas dos seres humanos vêm acarretando mudanças climáticas graves no planeta, tais como aquecimento global, que leva a escassez de água e diminuição da biodiversidade, derretimento das geleiras e impactos negativos na natureza como tornado, furacões e ondas de calor.
Agora que você já sabe, precisamos trabalhar juntos e rápidos se quisermos evitar uma catástrofe.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Enzo Félix de Souza
5º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Leandro Chiaretto Brambilla
EE Péricles Soares
DRE SÃO CARLOS
Nº 145 - finalista
ODS: 02 Acabar com a fome, alcançar segurança alimentar e melhoria da nutrição, promover a agricultura sustentável
Você sabia que...
No mundo há várias pessoas morrendo de fome? Isso é muito triste, pois nosso país é muito rico em sua agricultura. No entanto, os alimentos são desperdiçados antes de chegarem na mesa das pessoas carentes. O que devemos fazer para melhorar esta situação é investir nos projetos de agricultura sustentável, de maneira que respeite o meio ambiente e que seja economicamente possível de ser feita, através da agricultura familiar.
Esta ação é uma maneira de olhar com amor, empatia para com todas as pessoas do mundo gerando renda, emprego e oportunidade de igualdade de alimentos para todos. O incentivo às políticas públicas são fundamentais para que tudo isso aconteça.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Fabio Vinícius Rodrigues Mariano
5º ano Ensino Fundamental
Professor (a): s/informação
EE Antonio Perciliano Gaudêncio
DRE VOTUPORANGA
REDAÇÕES 6° ANO
Nº 139 – 1º lugar
ODS: 10 Redução das desigualdades
Você sabia que...
A agenda 2030 é um documento da ONU que visa melhorar a preservação do meio ambiente e a vida das pessoas? Ele é dividido em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.
O ODS 10 é primordial para os sociedade menos favorecidas. Pensando no Brasil, notamos que há muitas desigualdades entre as regiões. Na cidade em que vivemos também percebemos essa realidade, tanto social quanto econômica. Elas estão presentes nas paisagens urbanas, com seus bairros ricos em contraste aos bairros pobres sem assistência, com moradias precárias e uma sobrevivencia difícil.
É preciso que essas pessoas carentes tenham acesso à formação profissional, inclusão digital, acesso à educação, à saúde, à segurança e moradias dignas. Prefeituras e empresas privadas poderiam firmar parcerias atendendo a esta parcela da população que precisa exigir estas melhorias. Vamos colocar esta ideia em prática?
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Anahy Fernandes Martin
6º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Ana Tea de Melo Freire
EE Profª Maria de Lourdes Gentilles Stéfano
DRE TAQUARITINGA
Nº 148 – 2º lugar
ODS: 05 Igualdade de gênero
Você sabia que...
Ainda convivemos com a desigualdade de gênero, desde as oportunidades do mercado de trabalho, autonomia sobre o próprio corpo e acesso à educação?
Para combater esses paradigmas, é preciso diminuir a diferença salarial entre homens e mulheres, combater a violência doméstica e promover educação de qualidade a todos.
O empoderamento econômico, social e político de mulheres e meninas pode ser fortalecido pela participação ativa em campanhas de conscientização e projetos escolares, que contribuam para uma sociedade mais justa e igualitária.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Julia Trindade Poloni
6º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Iraídes Pissolato da Silva
EE José Florêncio do Amaral
DRE VOTUPORANGA
Nº 62 – 3º lugar
ODS: 14 Vida na água
Você sabia que...
Os oceanos têm um importante papel em regular o clima, gerar uma parte do oxigênio que respiramos e que cobre4m mais de 70% da superfície terrestre? E que mais de 3 bilhões de pessoas dependem de recursos marinhos?
Alimento, energia, transporte, lazer... É o mar ainda está para peixe. Apesar de tão necessária, a vida na água anda fazendo muitos cientistas perderem o sono: produtos químicos, esgoto, contaminação por poluição, pesca predatória, ... Segundo pesquisas, assegurar esse bem é questão de sobrevivência. Então, saiba que você tem um papel fundamental nessa história toda. Sua missão é estimular ações para um futuro mais sustentável. Agora que você já sabe da importância da vida na água, a hora de mudar é agora. Seja um legislador mirim na sua escola e busque parcerias com o grêmio estudantil, ou até mesmo com a câmara de vereadores da sua cidade, para incentivar iniciativas. Crie o “ Seligue e multiplique”, pesquise informações e dicas, compartilhe-as nas redes sociais, sobre nosso sinônimo de vida-a água.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Maria Julia Rosa Rodrigues
6º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Rita de Cassia Cavalheiro Pegonaro
EE PEI Profª Ephigênia C. M. Fortunato
DRE JAÚ
Nº 158 - finalista
ODS: 07 Energia acessível e limpa
Você sabia que...
A energia solar é uma fonte limpa e renovável de energia?
Ela é gerada a partir de luz do sol, que é inesgotável. Além disso a energia solar não emite poluentes ou gases de efeito estufa, tornando-a uma opção sustentável para o futuro, portanto pode se tornar acessível para toda a população mundial. Com a instalação de painéis solares em residências e empresas, é possível reduzir a dependência de combustíveis fósseis e contribuir para a preservação do meio ambiente. A energia solar é a melhor escolha para um futuro mais limpo e sustentável.
Agora que você sabe tudo sobre energia limpa e acessível, então agora é hora do você se conscientizar.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Vitor Machado Rodrigues Pereira
6º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Laura Ribeiro Gonçalves Silva
EE PEI Profª Anézia Amorim Martins
DRE APIAÍ
Nº 05 - finalista
ODS: 03 Saúde e bem-estar
Você sabia que...
Mais de 6 milhões de crianças morrem a cada ano? E só 50% das gestantes recebem adequada assistência médica durante a gravidez?
Esse ODS é muito importante para reduzir a mortalidade materna e infantil e combater doenças transmissíveis. Além disso, busca fortalecer serviços de saúde de qualidade. Para fazer com que o mundo fique melhor precisamos garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a):Maria Julia Ferrari de Almeida
6º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Angela Verginia Irmer
EE Prof. Dimas Mozart e Silva
DRE AVARÉ
Nº 93 - finalista
ODS: 13 Combate às alterações climáticas
Você sabia que...
O Planeta Terra corre perigo e temos pouco tempo para mudar?
Isso é culpa dos humanos. Algumas ações contribuem para as mudanças climáticas e são muito perigosas, como a queima de combustível dos automóveis e desmatamento. Essas são só algumas ações entre tantas que prejudicam o meio ambiente. Porém, podemos fazer a diferença, mas temos que começar cedo, afinal, de acordo com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), temos até 2030 para prevenir o planeta da ebulição total: não queimar lixos, não poluir o rio, preservar a Amazônia são algumas soluções de como proteger nosso lar, a Terra. Temos pouco tempo!
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Felipe José de Assis Santos
6º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Bianca Jaqueline Rosolen
EE Cel Nhonhô Braga
DRE PIRAJU
Nº 94 - finalista
ODS: 13 A ação contra a natureza global do clima
Você sabia que...
A temperatura no nosso planeta está aumentando? A cada dia que passa as geleiras derretem e agora nascem flores na antartida. Se a temperatura na Terra continuar a subir, não vamos durar muito. As formas de desacelerar o aquecimento global são reduzir drasticamente a emisão de gás carbônico na atmosfera e optar pela utilização de fontes renováveis de energia, tais como: energia eólica e solar. Devemos também parar de usar fontes de energia que poluem o planeta, como o carvão e o petróleo, que além de poluir o planeta prejudicam os animais e o proprio ser humano.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Anthony Gabriel de Lima Matos
6º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Fernando Bernardo Martins
EE Profª Olga Yasuko Yamashita
DRE PRESIDENTE PRUDENTE
Nº 98 - finalista
ODS: 01 Erradicação da pobreza
Você sabia que...
O aumento da pobreza afeta a integridade de milhões de pessoas e gera desigualdades que enfraquecem a coesão social e prejudicam o crescimento econômico? Para erradicar a pobreza e a fome no Brasil, podemos fazer transferências diretas de renda para as famílias mais pobres por meio do programa bolsa-família; políticas estruturais de geração de emprego e renda; políticas específicas de combate a fome e de promoção do acesso aos alimentos e as políticas emergênciais para os grupos mais vulneraveis.
Para enfrentar essa situação, é necessário o apoio de todos nós como comunidade.
Com somente uma parte muito pequena da renda dos países com mais recursos, seria possível acabar com a pobreza extrema que existe atualmente no mundo.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Juan David Silva de Oliveira
6º ano Ensino Fundamental
Professor (a): s/informação
EE Prof. Walter Paiva
DRE RIBEIRÃO PRETO
Nº 138 - finalista
ODS: 06
Você sabia que...
Apenas 3% da água existente no nosso planeta é doce e disponível para consumo humano? Isso é preocupante, visto que ela é um recurso essencial para nossa vida, além disso, a demanda de água aumenta a cada dia, assim como a poluição das reservas de água doce. A poluição de nossos mananciais pode trazer graves riscos à saúde das populações em locais onde não haja tratamento de água. O saneamento básico, especialmente o acesso à água tratada, a coleta e o tratamento de esgoto são fundamentais para evitar esses riscos. Por isso, o consumo consciente é dever de todos!
Agora que você aprendeu, cuide do meio ambiente! Cada pessoa pode contribuir para isso.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Sabrina Gardin
6º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Giorgiana Bertozi
EE Maestro Villa Lobos
DRE TAQUARITINGA
Nº 147 - finalista
ODS: 13 Ação contra a mudança global do clima
Você sabia que...
O aquecimento global ocorre quando o calor é retido pelos gases do efeito estufa que , ao invés de irradiarem o calor de volta para a atmosfera, continuam a aquecer a superfície terrestre, elevando as temperaturas?
Isso não é nenhuma surpresa, afinal olha todo esse calor que temos passado! Os últimos três anos foram os mais quentes do que qualquer outra época!
Temos que cuidar do meio ambiente para que ele possa durar para as futuras gerações. Assim, você pode realizar pequenas atitudes que farão toda a diferença, tais como: separar o lixo para reciclagem e usar transporte público, por exemplo.
Não se esqueça de que é nossa obrigação cuidar do planeta.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Davi Vilela Camargo
6º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Aline Vieira Lopes
EE José Antonio de Castilho
DRE VOTUPORANGA
REDAÇÕES 7° ANO
Nº 60 – 1º lugar
ODS: 12 Consumo e produção responsáveis
Você sabia que...
Você sabia que os dias tão distantes, prometidos as próximas gerações chegaram? Quando se fala sobre o meio ambiente outra palavra sempre vem a seguir: futuro. Se a humanidade, não entender a urgência de novas atitudes em relação a sustentabilidade , o amanhã será incerto. Diante disso grandes empresas passaram a priorizar estratégias de preservação ambiental. A marca esportiva Adidas, por exemplo, em parceria com a ONG Parley, retirou milhões de toneladas de plástico do oceano, dando a ele um novo destino. A iniciativa transformou o lixo em artigos esportivos, fortalecendo o conceito de que a sustentabilidade está literalmente na moda. Ações como a da Adidas apontam o poder de grandes empresas em liderar movimentos de impacto social. Porém apesar de trazer visibilidade a iniciativas que envolvem a recuperação do meio ambiente, o hábito de cuidar do meio ambiente é indispensável e precisa ser difundido de maneira organizada e política. A parceria entre o poder político e a sociedade é fundamental para difundir princípios de sustentabilidade a fim de que se torne um hábito corriqueiro. O futuro é hoje.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Julia Maria Mota Cardoso
7º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Ronan Messias de Oliveira
EE Amância Dias Sampaio
DRE JACAREÍ
Nº 164 – 2º lugar
ODS: 15
Você sabia que...
Para preservar a vida necessitamos de uma natureza saudável? O nosso planeta é composto por 30% de florestas que abrigam os mais diversos espécies de plantas, animais, alimentos e ervas medicinais. Além disso, são responsáveis por manter o equilíbrio climático do mundo. Porém, o Brasil, nos últimos anos, foi um dos países que mais perdeu cobertura florestal dentre os países tropicais. Diante disso, é nosso dever preservar recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres e água doce existente. Portanto, comece a reciclar, reutilizar e reduzir o consumo desenfreado de bens naturais.
Agora, que você já sabe disso repense suas atitudes e ajude-nos a conquistar até 2030, um dos mais desafiadores “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que é manter a “Vida” de todos nós.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Marina Gabriela Granado
7º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Oriana Mafei
EE Antonio Maximiano Rodrigues
DRE CATANDUVA
Nº 108 – 3º lugar
ODS: 13 Ação contra a mudança global do clima. Limitar e se adaptar às mudanças climáticas
Você sabia que...
De acordo com pesquisadores da Universidade de Briston, o fim do mundo já tem data para acontecer? Isso por conta de algo que a tempos somos alertados: O aquecimento global. Agentes da NOAA relataram que o planeta partiu do aquecimento global direto para a ebulição global nesse ano de 2023.
Apesar de muitas pessoas não darem importância ao assunto, as consequências desse fenômeno natural são gravíssimos, sendo algumas delas; a escassez de alimentos, extinção de espécies, fluxo de refugiados e mais.
Se torna mais do que obrigatório a conscientização desse assunto é a contribuição de todos.
Ações que podemos tomar no nosso cotidiano que ajudam na diminuição dos efeitos do aquecimento global são; optar pela mobilidade ativa, separar o lixo e até mesmo plantar árvores: tudo isso, de acordo com o especialista César Pedrosa.
Mas e você, pronto para começar já sua contribuição?
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Manuela Santos Firmino
7º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Marilene Rezende Duarte
EE Prof. Suetônio Bittencourt Júnior
DRE SANTOS
Nº 21 - finalista
ODS: 16 Paz, Justiça e Instituições Fortes
Você sabia que...
Você sabia que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 16, “Paz, Justiça e Instituições Fortes”, é essencial para criar um mundo melhor?
Este ODS busca sociedades pacíficas, justas e inclusivas. A paz é crucial para viver sem conflitos e medo, enquanto a justiça garante tratamento igual para todos perante a lei, sem discriminação. Instituições fortes significam governos transparentes e eficazes, garantindo decisões justas e distribuição equitativa de recursos. Este objetivo está interligado com outros, como erradicação da pobreza e igualdade de gênero.
Então é importante contribuir aprendendo e promovendo esses valores na sua comunidade, por meio de atividades e ações para um mundo mais pacífico, justo e inclusivo. Juntos, podemos construir um futuro sustentável!
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Fabrício Armelin
7º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Valdirene
EE Padre José Bonifácio Carretta
DRE CAPIVARI
Nº 165 - finalista
ODS: 02 Fome zero
Você sabia que...
A cada quatro segundos, uma pessoa morre de fome no mundo? É difícil imaginar que em pleno século XXI e diante de tantos recursos e tecnologias, ainda existam milhões de pessoas em estado de insegurança alimentar.
A fome não está associada apenas a falta de alimentos, mas também a vários agravantes como: a desigualdade social, privação de empregos e baixa renda das pessoas. Isso impede que vulneráveis não tenham acesso regular e permanente à alimentação básica para sobrevivência diária, desencadeando assim problemas sérios de desnutrição e até mortes.
A fome não espera, por isso, devemos tomar medidas contra o desperdício, consumindo alimentos de forma consciente e até reaproveitando as sobras para novos pratos. Agora que você já sabe disso, ajude-nos a alcançar um dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que é acabar com a dor daqueles que não tem o que comer.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Alicia Lacroes
7º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Oriana Mafei
EE Antonio Maximiano Rodrigues
DRE CATANDUVA
Nº 63 - finalista
ODS: 15 Vida terrestre
Você sabia que...
Você pode ser um guardião da natureza? Imagine a cena... Você numa floresta com seus amigos. Quando de repente ... Nossa! Árvores sendo derrubadas, desmatamento e queimada. Animais perdendo seu habitat. Já imaginou? Não, infelizmente não é ficção, essa situação é real. O ser humano é conhecido por sua dependência com a natureza. A preocupação dos cientistas é até quando vamos ter árvores saudáveis para produzir oque é essencial ao ser humano – o oxigênio. A ONU pede sua ajuda para alcançar os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e entre eles está, o Vida Terrestre. Cuidar da natureza é a principal missão do curupira, personagem do folclore brasileiro. E isso quer dizer que você também pode ser um guardião dela.
Agora que você já sabe que a vida na terra precisa de cuidados e que as soluções dependem também de você e não de milagre, familiarize-se com o assunto e multiplique informações. Através das redes sociais. Peça ajuda ao grêmio estudantil da sua escola e a câmara de vereadores da sua cidade para promover campanhas, como o dia do verde, convidando todas as escolas para participarem do evento com gincanas de conscientização e plantio.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Pietra Samilly Tiburcio Cardoso
7º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Rita de Cassia Cavalheiro Pegonaro
EE PEI Profª Ephigênia C.M. Fortunato
DRE JAÚ
Nº 95 - finalista
ODS: 01 Erradicação da pobreza
Você sabia que...
... o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 1 visa erradicar a pobreza em todas as suas formas e em todos os países até 2030? Esse tema que afeta muitas pessoas ao redor do mundo.
Atualmente, enfrentamos uma enorme desigualdade. Para você ter ideia, a pessoa mais rica do mundo em 2023, é Elon Musk, cujo patrimônio é cerca de US$ 70 bilhões. Ao mesmo tempo, há pessoas que não tem onde morar ou o que comer. Para combater essa desigualdade, existem varias alternativas, como realizar doações, criar oportunidades de emprego, investir em educação e promover salário digno em todos os países.
Agora que você já está ciente desse Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, você poderá compartilhar com seus familiares, amigos e conhecidos. Com a conscientização sobre a pobreza e possíveis soluções, podemos criar um mundo justo para todos
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Miguel de Oliveira Resende
7º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Gabrielli Martins de Brito Diana
EE EI Profª Fatima Aparecida Costa Falcon
DRE PRESIDENTE PRUDENTE
Nº 96 - finalista
ODS: 05 Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Você sabia que...
Cerca de 46,7% das mulheres brasileiras sofreram assédio sexual no ano de 2022? Grande maioria das mulheres que são entrevistadas, conhecem pelo menos uma vítima que foi violentada. Essa porcentagem(46,7) não inclui apenas mulheres adultas, mas também crianças e adolescentes. É necessário criar mecanismos de apoio e proteção para as mulheres, além de também implementar leis que criminalizem qualquer tipo de violência contra elas. Essa igualdade de gênero busca uma sociedade justa e inclusiva, que garante que as mulheres e meninas tenham as mesmas oportunidades e valorização.
Educar-se e conscientizar-se é fundamental para entender a igualdade de gênero. Quanto mais informada a pessoa estiver, mais ela poderá contribuir para uma solução da desigualdade de gênero.
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a):Isabella Nascimento Martins
7º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Luana Lúcia Mendes Garcia
EE Antonio Barreiros
DRE RIBEIRÃO PRETO
Nº 109 - finalista
ODS: 12 Consumo e produção sustentável
Você sabia que...
Você sabia que o consumismo altera o meio ambiente?
Vivemos em uma sociedade em que diversas propagandas não param de circular, induzindo as pessoas a comprar mercadorias desnecessárias e causando o desequilíbrio ambiental.
Para produzir recursos em larga escala, retiramos da natureza matérias-primas que não podem ser restauradas de modo simples. Com isso, geramos a emissão de gases poluentes e devastamos nosso planeta com um único objetivo: obter novos bens de consumo.
Então agora que você sabe quais são as consequências do consumismo, que tal, parar e pensar numa possível solução em reutilizar o que você consome. O planeta agradece
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Stephany Alves Simões
7º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Katia Valéria Almeida
EE Julio Conceição
DRE SANTOS
Nº 144 - finalista
ODS: 05 Igualdade de gênero
Você sabia que...
... dos 195 países contabilizados pela ONU, em apenas 46 as mulheres ocupam mais de 30% das cadeiras no parlamento social e o Brasil não é um deles?
Há muito tempo as mulheres sofrem com a desigualdade salarial no mundo, algo muito injusto, pois mesmo fazendo atividades iguais aos homens, acabam recebendo menos. A solução seria aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho, em cargos de representatividade política e garantir seus direitos consolidados por lei, diminuindo assim as disparidades.
Todos podemos contribuir, demonstrando respeito a todas as mulheres, questionando as desigualdades, cobrando das autoridades que leis sejam criadas e cumpridas e fazendo campanhas de conscientização. E isso é urgente!
Então, “FAÇA (A SUA) PARTE”
Aluno(a): Milene Serantoni Nunes
7º ano Ensino Fundamental
Professor (a): Renata Costa Amorim Azevedo
EE Cecília Meireles
DRE VOTUPORANGA