04/05/2021 – SÃO PAULO – Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e divulgado por meio do ‘Painel de Gestão de Enfrentamento da COVID-19’ revela que, em março, com a implantação da Fase Emergencial na segunda quinzena do mês, o número de alunos da rede estadual que efetuou login nas plataformas de ensino à distância aumentou.

Com o endurecimento da quarentena e o funcionamento apenas dos serviços essenciais, as aulas presenciais na rede pública foram suspensas na tentativa de frear o avanço do coronavírus e ajudar a diminuir a circulação de pessoas nas ruas. 

Enquanto em fevereiro – quando as escolas ainda não haviam sido fechadas – 2.204.389 (64%) estudantes efetuaram o login na plataforma Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), em março houve um salto para 2.415.003 (71%), ou seja, um aumento de 210.614 (7%) novos logins. Um total de 980.817 alunos (29%) não interagiu com o sistema. 

A plataforma virtual do programa ‘Ensino à Distância’ é acessível por meio de aplicativo em smartphones e computadores, e também tem seu conteúdo reproduzido pela televisão, nos canais TV Educação e TV Univesp.

. Dados

De acordo com os dados constantes no Painel do TCESP e informados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), atualmente, 3.395.820 alunos estão matriculados na rede estadual de ensino. 

Além da plataforma CMSP, a Pasta da Educação adotou medidas complementares para subsidiar os alunos com alternativas para a aprendizagem, como a distribuição de kits de material impresso para os anos iniciais, anos finais e Ensino Médio; adoção de parcerias com plataformas digitais de ensino e fornecimento de internet patrocinada pelo Governo.

A íntegra dos valores investidos e das informações detalhadas, fornecidos pela SEDUC ao TCESP até 31 de março, pode ser consultada por meio do ‘Painel de Gestão de Enfrentamento da COVID-19’, disponível pelo link https://bit.ly/3e2P56t

A ferramenta tem como objetivo dar transparência e incentivar o controle social sobre a destinação dos recursos aplicados no combate à pandemia e permite ao cidadão monitorar as receitas e os gastos dos 644 municípios paulistas, exceto a Capital, de seis pastas do Governo Estadual e quatro órgãos estaduais.

 

painel-covid  Painel COVID-19/TCESP
  Período: Março/2021
  Clique para acessar
  Link- https://bit.ly/3e2P56t