01/11/2023 - SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) inicia hoje uma campanha para a redução do consumo de material plástico em sua sede e nas vinte unidades regionais. 

Batizada de ‘100 anos, sem plástico’ em referência às iniciativas relacionadas ao centenário da Corte no próximo ano, a ação pretende conscientizar servidores sobre o impacto desse tipo de resíduo no meio ambiente.

“O plástico já corresponde a 85% do lixo que chega aos oceanos e a Organização das Nações Unidas estima que, até 2040, esse volume triplicará. São números impressionantes e cada um tem que fazer a sua parte. Nós faremos a nossa”, afirmou o Presidente do TCESP, Conselheiro Sidney Beraldo.

Até outubro deste ano, apenas na sede do Tribunal, foram usados quase 600 mil copos plásticos para água e café. No mesmo período, mais de 75 mil garrafas de água mineral também acabaram sendo inutilizadas.

“O descarte indiscriminado de plásticos na natureza representa verdadeira agressão ao presente e descompromisso com o futuro. Vamos contribuir na esfera que nos compete e tornar o nosso Tribunal um ambiente ecologicamente amigável”, disse o Vice-Presidente Renato Martins Costa.

Especialistas apontam que resíduos plásticos chegam aos oceanos, afetando plânctons, corais, aves e mamíferos, que então sofrem com envenenamentos, fome e asfixia.

Já as pessoas são contaminadas por micropartículas desses produtos não só quando respiram, mas também por meio do consumo de água, frutos do mar e até de sal comum, o que pode causar problemas hormonais, de desenvolvimento e reprodução e até câncer. 

Pesquisas feitas na Europa e também na Universidade de São Paulo já detectaram a presença de microplásticos no sangue e no tecido pulmonar de voluntários.  

“A ideia é que servidores, estagiários e colaboradores tenham seu próprio recipiente reutilizável. Por isso, a partir de dezembro, não vamos mais adquirir garrafas nem copos plásticos”, explicou Beraldo. 

Para visitantes, serão disponibilizados copos feitos de material biodegradável. “É um gesto simples, que não atrapalha a vida de ninguém, e ainda gera benefícios enormes para todos, em especial, para as próximas gerações”, completou o Presidente.

“Esse é um passo importante na promoção do desenvolvimento sustentável, especialmente em um momento em que se fala tanto dos impactos que a poluição plástica causa no meio ambiente e na saúde das pessoas”, declarou Leandro Dall’Olio, coordenador do Observatório do Futuro, comissão do TCESP que monitora o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado.