17/06/13 – SÃO PAULO – O Coordenador do Corpo de Auditores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Auditor Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, ministrou, nos dias 6 e 13 de junho, às 9h00, aulas palestras que tiveram como temas ‘O papel da Auditoria no Tribunal de Contas’ e ‘Recursos Admitidos no Processo de Contas do TCE-SP’. As atividades são parte do curso ‘Controle Externo Exercido pelos Tribunais de Contas’, promovido pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (ESA/OABSP).
 
Em sua palestra o Auditor explicou em minúcia os (5) cinco tipos recursais admitidos – agravo, recurso ordinário, pedido de reexame, pedido de reconsideração e embargos de declaração – quanto ao cabimento, competências para julgamento, prazos para interposição, prazo para julgamento, e demais aspectos relevantes. Também foram abordados assuntos ligados às ações de revisão e de rescisão de julgado. 
 
Outro assunto tratado por Alexandre Sarquis nas palestras foi a respeito da elaboração do ‘Manual de Boas Práticas Processuais dos Tribunais de Contas’, tema debatido no grupo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e que está sob a orientação do Conselheiro Salomão Ribas Junior, membro da Diretoria da Associação e Presidente do TCE de Santa Catarina. 
 
A apresentação do Coordenador do Corpo de Auditores encerrou a participação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no curso, que também recebeu palestras-aula do Presidente do TCE, Conselheiro Antonio Roque Citadini, e do Auditor Samy Wurman. 
 
Currículo
 
Formado em Engenharia Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Administração de Empresas pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Alexandre Sarquis é Mestre em Ciências Econômicas, formado pela Universidade de Brasília (UnB) e Especialista em Auditoria pela Universidade do Banco Central (UniBacen).
 
Auditor Substituto de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo desde maio de 2010, parecerista e consultor de empresas, foi servidor do Banco Central e da Câmara dos Deputados, onde integrou a Comissão de Licitações. É professor da Escola Paulista de Direito (EPD) desde 2010.