20/02/2025 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio do Diretor de Supervisão da Fiscalização (DSF-1), Paulo Massaru Uesugi Sugiura, participou da abertura oficial do ‘Painel Clima Brasil’, evento promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), na terça-feira (18/2), no Plenarinho do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília-DF.

O encontro contou com as presenças da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do Presidente do TCU, Ministro Vital do Rego; do Ministro do TCU, Augusto Nardes; do Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Edilson de Sousa Silva (TCE-RO); além de diversas autoridades da Justiça, de presidentes de Tribunais de Contas do Brasil e representantes das Cortes de Contas do país.

O evento teve como objetivo apresentar as bases da iniciativa ‘Painel Clima Brasil’ – uma versão da plataforma ‘ClimateScanner Nacional’ - e os resultados preliminares da ferramenta que visa monitorar e analisar dados relacionados às mudanças climáticas e suas consequências.

Além de levantar informações sobre ações governamentais no clima, a ideia tem como intuito promover maior transparência e aprimoramento das políticas públicas ambientais.

Os dados coletados das avaliações realizadas pelos Tribunais de Contas serão consolidados em um panorama nacional das ações climáticas dos governos brasileiros e apresentados durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém-PA, em novembro deste ano.

“O que antes se tinha como uma preocupação ambiental, hoje é uma situação de emergência climática, nesse cenário que ultrapassa os limites de uma cidade, um Estado ou um País, é importante que o conjunto do ordenamento legal, das políticas públicas e financiamento dessas ações estejam no radar da Administração Pública e dos atores interessados, principalmente dos Tribunais de Contas, que exercem, no âmbito de suas competências, papel fundamental no controle das ações governamentais”, ressaltou o Diretor Paulo Sugiura, que representou a Corte de Contas paulista durante o encontro.

. ClimateScanner

O ‘ClimateScanner’ é uma iniciativa global desenvolvida pela Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), liderada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) do Brasil, com o objetivo de avaliar as ações governamentais relacionadas às mudanças climáticas. 

A ferramenta foi criada para fornecer uma avaliação rápida e padronizada das políticas climáticas em nível nacional e internacional com foco nos eixos: Governança, Políticas Públicas e Financiamento Climático.

A plataforma permite identificar os pontos fortes e os desafios nas ações climáticas dos governos. Os resultados são comunicados por meio de uma ferramenta web interativa, que disponibiliza painéis de resultados acessíveis a governos, a sociedade civil, setor privado e cidadãos.