27/07/2021 – SÃO PAULO –  As inscrições para o curso on-line sobre gestão de resíduos sólidos nos municípios paulistas, voltado a administradores e servidores públicos das áreas de meio ambiente e limpeza urbana, estão abertas até o dia 16 de agosto.

A capacitação, gratuita e com duração de 30 horas, ocorrerá no período entre 1º de setembro e 30 de novembro de 2021. As aulas foram elaboradas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP), por intermédio da Escola de Engenharia de São Carlos, e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

“A ideia é que os alunos possam usar esse conhecimento para aumentar a efetividade da gestão dos resíduos sólidos em seus municípios”, declarou a Coordenadora do Observatório do Futuro – núcleo de monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do TCESP – e uma das organizadoras do projeto, Manuela Prado Leitão.

Idealizadas na modalidade Ensino a Distância (EAD), as aulas vão abordar, entre outros assuntos, a relação entre resíduos sólidos e os ODS; a legislação do setor e as principais irregularidades identificadas pelos órgãos de fiscalização, além das formas alternativas de gestão de resíduos.

. Módulos

Com a apresentação de dados colhidos pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) – indicador criado pelo TCESP para medir o desempenho das administrações –, pelas fiscalizações e pelo Painel de Saneamento da Corte, ainda será divulgado um diagnóstico sobre a gestão dos resíduos nas cidades paulistas e no Estado.

“Teremos seis módulos, com vídeos, entrevistas e material escrito. Vamos apresentar também as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais e casos de sucesso”, explicou a Professora da USP, Tamara Gomes.

Já o Professor da Escola de Engenharia de São Carlos, também da USP, Tadeu Malheiros, destacou que “o curso é parte dos esforços das instituições organizadoras em se aproximar e ampliar diálogo com os municípios, tendo a capacitação como um dos pilares centrais”.

. Inscrições

Nesta primeira edição, serão disponibilizadas 60 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto, exclusivamente pelo link https://uspdigital.usp.br/apolo, onde estão descritas as condições de participação e critérios de seleção dos interessados.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar https://uspdigital.usp.br/apolo, clicar sobre a aba ‘Inscrição Online’, ‘Fazer Inscrição’, ‘Unidade: Escola de Engenharia de São Carlos’ e selecionar o curso ‘Gestão de resíduos sólidos no Estado de SP: desafios e possibilidades para os Municípios’.

. Certificado

A capacitação será autoinstrucional, modelo de ensino em que os participantes assistem aos conteúdos conforme sua própria disponibilidade e sem o acompanhamento de tutores. Aqueles que completarem o curso obterão certificado expedido pela própria USP, com apoio da CETESB e do TCESP.

“Nosso objetivo é promover a qualidade de vida da população. E sempre que conseguimos melhorar o saneamento e a gestão de resíduos sólidos, reduzimos até mesmo o atendimento na rede de saúde pública”, afirmou a Diretora-Presidente da CETESB,  Patrícia Iglecias.

O projeto conta ainda com o apoio da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) do TCESP. Mais informações, no link https://uspdigital.usp.br/apolo (buscar curso ‘Gestão de resíduos sólidos no Estado de SP: desafios e possibilidades para os Municípios’ na aba ‘Cursos/Atividades Oferecidas’).