07/08/2024 – SÃO PAULO – O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), será empossado, no sábado (10/8), como membro na Academia Araraquarense de Letras. A cerimônia ocorrerá no Teatro Municipal de Araraquara.

Fundada em 2009, a Academia Araraquarense de Letras ‘Lux et Sapientia: Luz e Sabedoria’ (AAL) congrega 40 acadêmicos e tem como objetivo valorizar a língua e a literatura nacionais, bem como promover e estimular a produção literária e sociocultural do país.

Dimas Ramalho assumirá a cadeira que tem como patrono o poeta José Roberto Telarolli (1948-1981). Também serão empossadas na mesma data a cientista social Alessandra Laurindo e a escritora e cantora Ida Maris Sávio Scarafiz.

A cerimônia de posse será conduzida pelo Presidente da AAL, Fernando Passos, e contará com a presença de acadêmicos, autoridades políticas, representantes dos poderes constituídos e convidados.

A solenidade, marcada para as 18h00, terá apresentações de música, poesia e literatura. O encerramento contará com um concerto da Orquestra Filarmônica da Universidade de São Paulo (USP).

. Trajetória

Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), Dimas Ramalho foi presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto. Em 1980, ingressou na carreira de Promotor de Justiça, e, em 1994, se tornou Procurador de Justiça.

Exerceu seis mandatos parlamentares, primeiro como Deputado Estadual (1992-2002) e, em sequência, como Deputado Federal (2003-2012). Foi Secretário de Estado da Habitação na gestão do Governador Mário Covas e Secretário Municipal de Serviços da capital, na gestão do Prefeito Gilberto Kassab.

Em agosto de 2012, tomou posse como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, onde exerceu a Presidência da instituição nos exercícios de 2016 e 2022.

Desde 2017, integra, como convidado, a grade de comentaristas da bancada do Jornal da Cultura, na TV Cultura.

No âmbito acadêmico, é coordenador dos cursos de pós-graduação Latu Sensu em Direito da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e professor licenciado do curso de direito do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Autor de dezenas de artigos, Dimas Ramalho publicou e coordenou os livros “Linha do Tempo” (2015), “Direito, Políticas Públicas e Controle Externo” (2022); “Governança corporativa, gestão de riscos e compliance: temas contemporâneos” (2023) e “Tribunais de Contas e políticas públicas: temas atuais” (2023).