28/05/2021 - SÃO PAULO – Em um ano marcado pela crise da Saúde em decorrência da pandemia causada pela COVID-19, o Estado de São Paulo abriu 73 hospitais públicos – estaduais e municipais – e criou 6.384 novos leitos em toda a rede de atendimento ao longo do exercício de 2020.

O número de hospitais saltou de 199, em 2019, para 272, no ano passado, representando um aumento de 36% das unidades disponíveis. A inauguração de hospitais de campanha para tratamento de pacientes com coronavírus, a reativação de estruturas do sistema de Saúde já existentes e a divisão de unidades para atender a especialidades distintas foram os principais responsáveis pelo incremento.

Os dados foram extraídos a partir de informações colhidas junto ao Ministério da Saúde e às Pastas estaduais da Saúde e da Fazenda, e abrangem 272 hospitais próprios administrados diretamente pelo Estado e/ou pelos municípios. Não estão incluídos no painel os hospitais de entidades sem fins lucrativos ou filantrópicos, como as Santas Casas.

. Números

Em 2020, os leitos disponíveis para atendimento à população também passaram de 31.923 para 38.307, sendo 3.649 nos novos hospitais e 2.735 como resultado da ampliação da rede pré-existente.

Do total de hospitais públicos disponíveis, 66 unidades estão localizadas na Capital paulista e 206 se encontram em municípios do interior e do litoral do Estado.

Ao todo, 171 hospitais (62,87%) estão sob gestão municipal e 101 unidades sob a responsabilidade do Estado – o que representa 37,13%. Destes, 102 são considerados de pequeno porte (até 50 leitos); 78 de porte médio (51 a 150 leitos); 69 de porte grande (de 151 a 500 leitos); quatro de porte especial (acima de 500 leitos) e 19 se enquadram na categoria outros, por se tratar de hospitais de campanha contra a COVID-19.

. Painel

O levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) integra o ‘Painel da Saúde’ – ferramenta desenvolvida pela Corte para apresentar um panorama da assistência hospitalar pública prestada aos cidadãos e disponível para consulta pelo link https://bit.ly/3hifHlw.

Na ferramenta, é possível visualizar detalhes sobre os tipos de leitos (de internação, cirúrgico) e de equipamentos (tomógrafo, aparelho de ressonância magnética, ultrassom com doppler colorido e ecógrafo) disponíveis em cada hospital.

Clique para acessar a plataforma