Número de hospitais públicos estaduais cresce mais de 17% nos últimos dois anos

24/11/2021 – SÃO PAULO – A oferta de hospitais públicos de âmbito estadual aumentou nos últimos dois anos no Estado de São Paulo. O número de locais de atendimento saltou de 91, no primeiro semestre de 2019, para 107, entre janeiro e junho de 2021, representando um acréscimo de 17,6% nas unidades disponíveis aos cidadãos paulistas.

Os leitos existentes para assistência médico-hospitalar sob responsabilidade estadual também foram ampliados. A capacidade, que era de 20.844, nos primeiros seis meses de 2019, passou para 24.324 entre janeiro e junho deste ano. Neste caso, o incremento foi de 16,7% em toda a rede de atendimento à população.

Por outro lado, na comparação do mesmo período, o número de procedimentos realizados caiu de 33.048.932 para 25.315.337. O levantamento inclui consultas, tratamentos, cirurgias, exames e atendimentos ambulatoriais em hospitais próprios administrados diretamente pelo Estado.

Todo os dados foram extraídos a partir de informações colhidas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) junto ao Ministério da Saúde e às Pastas estaduais da Saúde e da Fazenda e estão disponíveis para controle social no Painel da Saúde do TCESP pelo link http://www.tce.sp.gov.br/paineldasaude. Não estão incluídos na plataforma os hospitais de entidades sem fins lucrativos ou filantrópicos, como as Santas Casas.

A ferramenta abrange, ainda, informações referentes aos hospitais públicos de âmbito municipal, incluindo aqueles administrados pela Prefeitura de São Paulo que atuam de forma articulada e integrada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com os dados disponíveis no painel relativos ao primeiro semestre de 2021, são 169 unidades sob gestão municipal, que oferecem um total de 16.587 leitos para atendimento. Esses hospitais foram responsáveis por 25.240.384 procedimentos realizados no intervalo analisado.

. Funcionalidades

Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do TCESP, o ‘Painel da Saúde’ apresenta um panorama da assistência hospitalar pública prestada aos cidadãos paulistas.

Por meio da ferramenta é possível visualizar detalhes sobre o atendimento prestado, os recursos hospitalares disponíveis, os tipos de leitos (de internação, cirúrgico) e equipamentos (tomógrafo, aparelho de ressonância magnética, ultrassom com doppler colorido e ecógrafo) disponíveis em cada hospital.

A interface com os dados e as informações desde janeiro de 2019 pode ser acessada pelo portal do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo por meio do link http://www.tce.sp.gov.br/paineldasaude.