Palestras no TCESP debatem importância dos ODS para superar a pandemia

 

03/12/2021 – SÃO PAULO – Além da crise sanitária gerada pela COVID-19, a pandemia agravou o desemprego, a fome e a desigualdade social, colocando milhões de pessoas na miséria em todo o planeta. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo retrocedeu inúmeras décadas no nível de pobreza e, consequentemente, no desenvolvimento sustentável.

No intuito de auxiliar os gestores paulistas a superar os efeitos dessa crise sem precedentes e a cumprir as metas estabelecidas pela Agenda 2030, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu, ontem (2/12), das 14h00 às 17h00, o seminário ‘Semear ODS: a su-peração dos efeitos da COVID-19’.

Responsável pela abertura do evento, a Presidente do TCESP falou sobre o atual cenário mundial e a sua preocupação com a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a menos de nove anos do prazo final. “Os quase dois anos dessa crise nos deixaram lições. Esperamos que os gestores públicos reflitam e ajam para transformar este momento em uma oportunidade única de retomada resiliente e sustentável”, afirmou a Conselheira Cristiana de Castro Moraes. 

“Na Administração Pública, isso só poderá ser feito por meio de um planejamento sólido. E os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável servem como um guia para a recuperação mundial, porque não basta reconquistarmos o que foi perdido, é necessário reconstruir melhor. Esperamos que todos possam refletir sobre os caminhos a seguir para que, como prega a Agenda 2030, não deixemos ninguém para trás”, completou a Presidente do TCESP.

O Corregedor do TCESP, Conselheiro Sidney Beraldo, enviou uma mensagem aos participantes e destacou a importância dos debates sobre a implantação dos ODS na superação dos efeitos da pandemia. “O evento tem como objetivo discutir os pontos mais afetados pela pandemia, que foram a Educação e a Saúde, além da área econômica. O TCESP quer cumprir seu papel pedagógico, dando uma contribuição para que, em um trabalho conjunto, possa qualificar e preparar cada vez mais os gestores públicos na área da Administração”, ressaltou.

. Palestras

Ao longo de três horas de programação o seminário ‘Semear ODS: a superação dos efeitos da COVID-19’ contou com três palestras temáticas. O Diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann, Daniel De Bonis, deu início aos debates técnicos e abordou o impacto do corona-vírus na Educação, discorrendo sobre o cenário no setor antes e depois da pandemia.

Em seguida, o Professor Doutor de Administração Pública da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Fernando Coelho, tratou de planejamento público pós-COVID-19.

‘Saúde Pública e Cidades Sustentáveis: lições da pandemia’ foi tema da palestra de encerramento, ministrada pelo Médico Patologista e Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Paulo Hilário Nascimento Saldiva.

Ao final das apresentações, os palestrantes responderam às perguntas dos participantes enviadas em tempo real por meio do chat da transmissão.

Com mais de 840 visualizações, o seminário pode ser visto na íntegra pelo canal da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) no YouTube pelo link https://bit.ly/3deeBnB.