Podcast do TCE aborda controle social e relações governamentais


16/06/2021 – SÃO PAULO – “Atuar na defesa de interesses difusos é quase um sonho para quem gosta de trabalhar em relações governamentais”. Essa foi uma das declarações feitas pela Diretora de Relações Institucionais do Instituto Unidos Pelo Brasil, Beatriz Nóbrega de Sá, convidada da 31ª edição do PodContas, o podcast do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

O programa desta semana trouxe para a discussão o tema ‘Controle social e relações governamentais’. Ao longo da conversa, a entrevistada falou sobre como se dá a atuação de uma instituição sem fins lucrativos em Brasília, tanto nas pautas relativas aos interesses difusos, quanto naquelas referentes ao controle social.

Segundo Beatriz, o Instituto Unidos Pelo Brasil, além de atuar como instituto, tem também uma frente parlamentar e defende pautas amplas de melhorias na economia, liberdade econômica e sobre como pensar em formas de desenvolvimento social que incluam mais a população e melhorem o mercado para gerar mais empregos.

A Diretora também comentou que os mecanismos sociais que envolvem o poder público são muito receptivos aos que se colocam dispostos a fazer um bom trabalho técnico na proposição de políticas públicas. “Seja um funcionário público ou um parlamentar no executivo, todos veem com bons olhos aqueles que vêm para contribuir”, afirmou.

Sobre o impacto da pandemia em seu trabalho, Nóbrega de Sá defendeu que teve suas atividades prejudicadas nesse período. A perda das visitas ao Congresso com a pandemia, onde passavam diariamente milhares de pessoas, foi um dos pontos indicados como negativos por ela.

A convidada pontuou, ainda, que a oportunidade de os parlamentares simplesmente não responderem ao Instituto também se tornou mais acentuada, havendo um distanciamento destes e uma concentração de poder na mão de líderes partidários.

O 31º episódio do PodContas, assim como todos os outros, está disponível nas plataformas Spotify (https://spoti.fi/3pVpy2Z), Anchor (https://bit.ly/3mChSAh), Google Podcasts (https://bit.ly/3g42iLh) e Apple Podcasts (https://apple.co/3wb0B5i).