semjur-inovacao_2.jpg

Clique para assistir a íntegra da palestra

13/08/15 – SÃO PAULO – Ao participar do último dia de atividades da 13ª Semana Jurídica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o Professor da Fundação Instituto Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) e Consultor Organizacional e Pesquisador, Luís Fernando de Ascenção Guedes, apresentou palestra onde discorreu sobre o uso da criatividade e inovação na administração e setor público (clique para assistir).

A palestra, com o tema ‘Seja a mudança que você quer ver no mundo: Reflexões sobre o uso da criatividade e inovação no Setor Público’, ministrada na quinta-feira (13/8), às 10h00, no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello, foi mediada pelo Decano do TCE, Conselheiro Antonio Roque Citadini.

O palestrante, com larga experiência profissional de mais de 15 (quinze) anos no setor de tecnologia, 10 (dez) dos quais atuando como executivo em empresas multinacionais tais como Google, Telefônica, Embratel e NEC, justificou a importância do tema da inovação no ambiente de trabalho que, segundo ele, está presente na pauta mundial das principais corporações no mundo - tanto no setor público como na iniciativa privada.

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), o expositor disse que a inovação está mais ligada em atitudes do que nas técnicas.

“Inovação e a palavra de ordem nas empresas do início do século 21. No início do século a palavra era eficiência. O momento que vivemos hoje é a era do conhecimento, que é o motor da inovação”, disse Guedes ao argumentar que a raiz da inovação não é fazer mais e em quantidade, mas sim fazer melhor e com qualidade.

Dentre exemplos que citou, o palestrante contou um ‘case’ de um hospital para tratamento do câncer infantil, em que a inovação se deu no processo de implantação do tratamento humanizado. No caso, a alta direção da entidade investiu em um tratamento humanizado aos próprios funcionários, oferecendo serviços de massagem, cortes de cabelo, flexibilizando horários e interlocuções, o que acabou se refletindo em uma prática muito mais humana destes com seus pacientes.

Segundo ele, para um bom funcionamento da mecânica da inovação e criatividade, é necessário um treinamento dos dirigentes, legislação eficiente, além do incentivo ao aprimoramento técnico e contínuo. “O segredo do sucesso é cercar-se de pessoas mais capazes que você, nas áreas mais diversas”, atentou.

Clique para assistir a íntegra da palestra