16/10/2024 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) participou, nos dias 10 e 11 de outubro, na Universidade de Lisboa, na capital de Portugal, do VII Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública.

Realizado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), o evento contou com a presença de palestrantes de diversos países da língua portuguesa, representantes de faculdades renomadas e de órgãos mundiais e buscou integrar as instituições envolvidas para aprimoramento e fortalecimento da gestão, da administração e das políticas públicas no espaço lusófono.

Com o fruto da parceria entre TCESP e Fundação Getúlio Vargas (FGV), um total de 11 servidores do da Corte e alunos da primeira turma de Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas da FGV tiveram trabalhos aprovados resultantes de pesquisas e análises acadêmicas desenvolvidas em 2023 e 2024 e, assim, a oportunidade de palestrarem no evento internacional.

. Trabalhos

A Corte participou no primeiro dia do evento com as palestras dos servidores Francisco Percival Pinheiro Filho (UR-13) - com o tema voltado à natureza pública ou estatal do Sistema Único de Saúde (SUS) - e Paulo Ricardo Gussoni (DF-7) que discorreu sobre benchmarking da utilização de indicadores na gestão pública, artigo escrito em coautoria com as servidoras Roberta Cibatari (UR-5), Camila Bruschi (UR-2) e Miriane Segalla (UR-13).

Já na manhã do dia seguinte, foi a vez do servidor Leonardo Cristiano (GCCCM) palestrar acerca do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado de São Paulo, trabalho elaborado em coautoria com as servidoras Cármen Leite Vanin (DCG) e Ísis Duarte Rodrigues (MPC). Ainda no turno matutino, mais duas apresentações: a palestra do Chefe Técnico da Fiscalização, Daniel Silveira (UR-8), sobre o resumo do artigo escrito em parceria com Paulo Ricardo Gussoni, Roberta Cibatari e Miriane Segalla, em que discutiram a importância da burocracia para o resgate da democracia e garantia da governabilidade em tempos de crises políticas; e a servidora Andrea Crocci de Souza Nassif (MPC) que explanou sobre suas pesquisas relacionadas à Educação Integral.

Para encerrar a participação do TCE no último dia do Congresso, na parte da tarde, a servidora Marcela de Oliveira Carvalho (UR-3) palestrou sobre o papel inovador e intensificador das fiscalizações ordenadas realizadas pelo TCESP - trabalho elaborado em parceria com Andrea Crocci - e, por fim, a servidora Roberta Cibatari, que trouxe importantes considerações na temática da Educação Especial, artigo escrito com Camila Bruschi, Daniel Silveira e Miriane Segalla.

Os resumos apresentados no encontro foram publicados em livro do VII Congresso Lusófono realizado pelo ISCSP. Saiba mais no link: https://go.tce.sp.gov.br/481yrr.

. Parceria TCESP/FGV

Decorrente de parceria entre o TCESP e a FGV, o Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas é uma capacitação aos servidores da Corte no desempenho das atividades profissionais no controle externo do poder público estadual, dos 644 municípios e mais de 3,5 mil órgãos fiscalizados pelo TCE.

Com duração de 24 meses, o Mestrado é um programa de pós-graduação 'stricto sensu', voltado a profissionais atuantes na área pública, que se compõe de uma grade de disciplinas obrigatórias e eletivas que abarcam gestão pública, economia política, economia no setor público, ciência política, sociologia e políticas públicas e metodologia científica.

O programa é uma oportunidade de garantir o título de Mestre em Gestão Pública, assegura alta no currículo e a chance de aprimorar o cotidiano de trabalho no Tribunal.