TCE premia vencedores por boas práticas

03/12/2021 – SÃO PAULO – Os vencedores do ‘Prêmio TCESP-ODS’, concurso de boas práticas para o enfrentamento da COVID-19 na gestão pública, foram anunciados pelo Tribunal ontem (2/12), durante a programação do ‘Semear ODS’.

O primeiro lugar foi entregue à Prefeitura de São José do Rio Preto pelo programa ‘Comitê de retomada econômica’, representado pelo prefeito da cidade, Edson Coelho Araújo e o secretário municipal de planejamento estratégico, Orlando José Bolçone. A prática, criada em dezembro de 2020, desenvolveu projetos inovadores e propostas para a recuperação de empregos e renda no período pós-pandemia. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contemplados foram: 8 (trabalho decente e crescimento econômico); 16 (paz, justiça e instituições eficazes); 17 (parcerias e meios de implementação).

O projeto ‘Vencedores mais esporte mais saúde’, da Prefeitura de Jaboticabal, representada pela assessora técnica pedagógica Aline Brito Oliveira de Andrade, foi agraciado com a segunda posição. A atividade colocada em prática pelos profissionais de educação física da Fundação de Amparo ao Esporte de Jaboticabal deu continuidade ao tratamento pós-covid, oferecendo um programa de reabilitação aos pacientes curados da COVID-19. Os ODS considerados foram: 3 (saúde e bem-estar); 16 e 17.

Empatados na terceira colocação, ficaram a Prefeitura de Taguaí e a Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de SP.

A Prefeitura de Taguaí, com o projeto ‘Reorganização da atenção básica em tempos de pandemia’, representada pela coordenadora da Secretaria de Saúde do Município de Taguaí, Renata Bérgamo, e pelo Prefeito da cidade, Éder Carlos Fogaça da Cruz, contemplou os ODS:  3 e 16.

Com a iniciativa ‘POT Volta às aulas’, a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de SP, representadas pelo Secretário Adjunto municipal Armando Junior e o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, o projeto Programa Operação Trabalho (POT) teve cinco objetivos contemplados 1 (erradicação da pobreza); 4 (educação de qualidade); 8; 16 e 17.

A cerimônia fez uma menção honrosa ao aluno de Graduação da Unesp, Flávio Rodrigues Silva, do Campus Araraquara, pelos méritos reconhecidos pelo seu projeto ‘Terra Solidária – por mais quintais produtivos’. Os objetivos contemplados no projeto foram: 1; 2 (fome zero e agricultura sustentável) e 3.

A íntegra da cerimônia pode ser assistida no canal da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) no YouTube.

Para acessar todas as fotos do evento, visite o Flickr do TCESP.