TCESP apoia campanha para diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil

 
19/07/2021 – SÃO PAULO – De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer infanto-juvenil é a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes até 19 anos no Brasil. As chances de cura, no entanto, chegam a 80% quando os pacientes são diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Educação do IRB (CTE-IRB), apoia a campanha de divulgação da cartilha digital ‘Entendendo o Câncer Infanto-Juvenil para o Diagnóstico Precoce’.

Desenvolvida pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), a ação tem o objetivo de disseminar informações e conscientizar a comunidade escolar (professores, estudantes e suas famílias) sobre os sintomas da doença e a importância da identificação prévia, uma vez que a escola é um dos agentes essenciais na vida das crianças e dos adolescentes. 

Elaborada em formato digital, a cartilha explica, de forma lúdica e didática, o que é o câncer infantil, quais os tipos mais comuns na infância e na adolescência, os principais sintomas da doença, os termos mais utilizados e seus significados. O material aborda, ainda, como é realizado o tratamento, quais são os efeitos colaterais e os cuidados necessários com a alimentação, higiene e imunidade (vacinações).

A publicação relaciona, também, como a comunidade escolar pode contribuir para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e para a reinserção do paciente ao contexto escolar, estabelecendo um ambiente acolhedor, e destaca o papel do professor como aliado no diagnóstico da doença. 

A cartilha pode ser lida na íntegra pelo link https://bit.ly/3rpes6X.