TCESP participa de solenidade dos 124 anos do Instituto Butantan

21/02/2025 – SÃO PAULO – Membros do Colegiado e representantes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) participaram, na sexta-feira (21/2), de cerimônia que celebrou os 124 anos de fundação do Instituto Butantan, no bairro do Butantan, na Zona Oeste, da Capital.
A solenidade contou com homenagens, discursos e reconhecimento da Instituição quanto aos seus serviços prestados à saúde pública desde a sua fundação.
Participaram do evento, o Diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Eduardo Tuma, assim como autoridades públicas, representantes políticos e da sociedade civil.
Na oportunidade, representaram a Corte de Contas paulista, o Conselheiro-Presidente Antonio Roque Citadini; a Procuradora Geral de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres; o Procurador de Contas (MPC), Thiago Pinheiro Lima; e, representando o Conselheiro Maxwell Borges de Moura Vieira, o Chefe de Gabinete Cristiano de Arruda Barbirato.
Inaugurado em 23 de fevereiro de 1901, o Instituto Butantan é referência mundial de produção de vacinas e soros da América Latina e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil. O Instituto é responsável pelo grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, produzindo 100% das vacinas contra o vírus influenza usadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
“O Butantan é uma instituição importantíssima para o Estado de São Paulo e para todo o Brasil que completa 124 anos. Parabéns ao Butantan”, disse o Presidente do TCESP, Conselheiro Roque Citadini.
“O Instituto Butantan é um marco e um sinônimo de ciência e tecnologia de inovação, mas principalmente de promoção de saúde pública”, ressaltou a Procuradora Geral do MPC, Letícia Feres.
A homenagem se estendeu com o descerramento da placa de inauguração do Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEV) do Instituto Butantan. O espaço é dedicado à pesquisa, à conservação e ensinamento sobre a vida de repteis nativos, especialmente àqueles ameaçados de extinção.
“É uma satisfação enorme no dia de hoje celebrar os 124 anos do Instituto Butantan. A gente conta com uma festa não só para lembrar o passado do Instituto, mas o futuro que nós temos adiante e inaugurar o nosso novo laboratório e tudo isso tendo a honra da presença do Presidente do TCESP, Dr. Roque Citadini”, agradeceu Esper Kallás.