29/11/2021 – SÃO PAULO – Com o objetivo de destacar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na superação das crises desencadeadas pela COVID-19, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza, na quinta-feira (2/12), das 14h00 às 17h00, seminário online para discutir caminhos para as áreas mais afetadas pela pandemia.

Com o tema ‘Semear ODS: a superação dos efeitos da COVID-19’, o evento, gratuito, será transmitido em tempo pela internet pelo link http://streaming.tce.sp.gov.br/lives. Para participar não é necessário realizar inscrição. Haverá emissão de certificados aos participantes que seguirem as instruções dadas durante a transmissão.

A abertura da programação contará com a presença da Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, que fará o lançamento do ‘Painel ODS’ – plataforma que reunirá dados municipais e estaduais coletados nas auditorias da Corte de Contas que sejam correlacionados ao tema – e do ‘Relatório ODS - 2021’ do Observatório do Futuro — este ano também dedicado à superação da crise provocada pela COVID-19.

. Debates

Direcionado a servidores da Administração Pública Direta e Indireta, acadêmicos e demais interessados, o evento será composto por três palestras temáticas. O Diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann, Daniel De Bonis, abordará o impacto da COVID-19 na Educação e discorrerá sobre o cenário no setor antes e depois da pandemia.

Para falar sobre o tema ‘Saúde Pública e Cidades Sustentáveis: lições da pandemia’, o seminário terá como convidado o Médico Patologista e Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Paulo Hilário Nascimento Saldiva.

Já o Professor Doutor de Administração Pública da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Fernando Coelho, será o responsável pelos debates sobre planejamento público pós-COVID-19.

. Premiação

Durante o evento, ainda serão premiados os vencedores do ‘Prêmio TCESP-ODS’, voltado a boas práticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e implementadas para amenizar os efeitos da pandemia.

A programação completa do ‘Semear ODS: a superação dos efeitos da COVID-19’ está disponível pelo link https://bit.ly/3E96Fjs.

. Agenda 2030

Criada em 2015 pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 propõe uma ação mundial em busca de paz e prosperidade a partir de 17 objetivos e 169 metas. 

O pacto, que deve ser implantado nos próximos nove anos, é fundamentado nos três pilares do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.