06/08/2024 – EMBU DAS ARTES – Responsável pela Ouvidoria das Mulheres do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Mariana Freitas de Carvalho Flório Rosa representou o órgão no 1º Seminário Regional para Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e de Gênero. O encontro, realizado no Centro Cultural Mestre de Assis, em Embu das Artes, no dia 24 de julho, reuniu cerca de 150 participantes para debater ações e políticas públicas sobre o tema.

Durante o evento, promovido pela Caravana da Mulher — iniciativa da Rede Nacional de Consórcios Públicos, através do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD) —, Mariana Freitas falou sobre a importância da realização de eventos e ações que abordem a violência de gênero e a necessidade da instituição de políticas públicas para tratar o tema.

No âmbito do TCE, criada pela Resolução n.º 02/2022, a Ouvidoria das Mulheres é uma ferramenta de escuta ativa para denúncias de violência de gênero envolvendo membros, servidoras, estagiárias, colaboradoras e visitantes do TCESP em ocorrências internas e/ou externas relacionadas à Corte.

“Sua realização ocorreu em momento oportuno, visto que a recente divulgação do ‘18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública’ registrou aumento em todas as modalidades de crime contra mulheres praticados no país, reforçando a urgência do debate sobre o tema e da adoção de medidas efetivas para transformação desse cenário”, destacou Mariana.

O evento foi encerrado com a leitura da carta do CONISUD ao Governador Tarcísio de Freitas, com um compilado de sugestões para implantação em seu governo visando minimizar a violência contra as mulheres na região Sudoeste e toda a Grande São Paulo.

Dentre as autoridades presentes estiveram a 1ª Delegada da Mulher do mundo, Rosmary Correa; o Procurador de Justiça do Estado, Claudio Escavassini; a Secretária da Secretaria da Mulher de Embu das Artes, Fernanda do Rosário; o Presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges; o Presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e Prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes; e a Juíza do Município de Embu das Artes, Ana Sylvia.