Campanha de doação no Tribunal de Contas arrecada 60 bolsas de sangue
21/05/2024 – SÃO PAULO – Fruto de parceria com a Fundação Pró-Sangue com participação do Tribunal de Justiça do Estado (TJSP) e das Secretarias da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), da Agricultura e Abastecimento, e do Turismo e Viagens, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, hoje (21/5), ação com os servidores para arrecadar bolsas de sangue.
Voltada exclusivamente aos servidores das instituições parceiras, a ação, das 8h30 às 11h30, arrecadou 60 bolsas de sangue e contou com a presença de 72 doadores. A Pró-Sangue disponibilizou toda a estrutura logística necessária ao serviço de coleta externa, e a Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS) do TCE colaborou com o cadastramento e a triagem clínica.
Para ser um doador é necessário: ter entre 19 e 69 anos; pesar, no mínimo, 50 kg; estar em boas condições de saúde; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação; e apresentar documento original com foto recente.
A primeira ação, realizada no Tribunal de Justiça em fevereiro, contou com 91 doadores, totalizando 71 bolsas de sangue. As doações podem ser feitas a qualquer momento nos postos fixos da Fundação Pró-Sangue, mediante agendamento prévio pelo site da instituição.
. Pró-Sangue
A instituição está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e é considerada referência para a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), para a Organização Mundial da Saúde (OMS) e para o Ministério da Saúde.
Mensalmente, a instituição coleta e processa cerca de 10 mil bolsas de sangue destinadas ao atendimento de cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.
Mais informações sobre requisitos e impedimentos para doar sangue podem ser obtidas pelo endereço www.prosangue.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 4573-7800 e (11) 99152-7653 (WhatsApp).