18/11/2024 – CAMPINAS – O Conselheiro Dimas Ramalho representou o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), hoje (18/11), às 9h00, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em Campinas, na abertura dos trabalhos do I Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitas no Estado de São Paulo.

O evento, realizado pela Associação Paulista de Municípios (APM) com correalização da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), reunirá, ao longo dos 2 dias, os gestores públicos eleitos este ano e que responderão pelas administrações entre 2025 e 2028. Na programação, que se encerra amanhã (19/11), o Presidente do TCE, Conselheiro Renato Martins Costa, profere, às 17h00, palestra que antecede ao encerramento das atividades. 

O encontro conta com palestras, painéis temáticos e mesas de debates que reúnem autoridades públicas, ministros e secretários de Estado e técnicos e especialistas. O objetivo é apoiar e fortalecer tecnicamente os gestores eleitores, especialmente na etapa inicial que compreende os 100 primeiros dias de governo.

. Orientações

Em suas palavras, ao saudar o público, Dimas Ramalho destacou que o Tribunal de Contas está de portas abertas a todos os Prefeitos eleitos e reeleitos, mas também mantém as portas abertas para quem terminam o mandato, e recorrem ao órgão no julgamento de processos de contas após encerrar sua gestão.

“Tenho duas palavras a dizer. A primeira, e isso é importante saber, é que somos pessoas humanas e os cargos que ocupamos são transitórios. É preciso agir com humildade, ter respeito a quem perdeu, olhar para frente e não perseguir as pessoas”, aconselhou Dimas Ramalho. “Segundo, deixo uma sugestão: não faça nada de maneira urgente. Analise antes e tome a decisão correta. Quem foi eleito tem uma grande missão pela frente: fazer o melhor. A vida se resume aos pequenos feitos. Façamos o melhor quando for possível”, finalizou o Conselheiro ao desejar sucesso na gestão aos novos administradores. 

Na oportunidade, os convidados foram recepcionados pelo Presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Marcelo Barbieri; pela Presidente Executiva e pelo Presidente do Conselho Deliberativo da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Silvia Mello e Sebastião Misiara; e pelo Prefeito de Campinas, Dário Saadi, anfitrião do encontro.

Dentre as autoridades que integraram a mesa de abertura estiveram o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça; o Presidente da República Michel Temer (2016–2018); o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa; o Procurador-Geral do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) em exercício, Ivan Francisco Pereira Agostinho; e o Procurador do Tribunal de Justiça, João Baptista Galhardo Júnior.