Cartilha traz orientações para reinserção e permanência no ambiente escolar
07/07/2021 – SÃO PAULO – O sistema educacional brasileiro enfrenta uma série de desafios, e a pandemia da COVID-19 impôs mudanças drásticas no ensino público, agravando a exclusão escolar.
De acordo com estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em novembro de 2020, 5,1 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos não tiveram acesso à Educação no Brasil.
Essa nova realidade exigiu dos órgãos de controle externo iniciativas de colaboração, orientação e acompanhamento de diretrizes e ações dos administradores públicos para melhorar o cenário e garantir que a educação de qualidade fosse alcançada.
Para orientar os gestores, mitigar os efeitos da pandemia no setor educacional e lançar um olhar especial aos 5,1 milhões de estudantes que estavam sem vínculo com a escola, garantindo-lhes condições de retorno, permanência e aprendizagem, o Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio institucional do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e órgãos de controle, desenvolveu a cartilha ´Todos na Escola’.
O material, elaborado pelo Comitê Técnico de Educação (CTE-IRB) e propagado com apoio da rede de Tribunais de Contas do Brasil, traz em seu conteúdo uma série de ações que buscam promover a (re)inserção e a permanência de crianças e de adolescentes no ambiente escolar.
Com 78 páginas e dividida em 13 capítulos, a publicação enfatiza a importância da implementação da busca ativa escolar de estudantes em todo o território nacional e orienta os gestores que pretendem revisar sua estratégia de enfrentamento da exclusão escolar de forma a torná-la mais estruturada e resolutiva.
A íntegra do material pode ser acessada na internet pelo endereço eletrônico https://bit.ly/3dVfcez.