10/04/15 – PIRAJUÍ – Mais de 300 gestores públicos e lideranças políticas dos municípios jurisdicionados do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que integram a Unidade Regional de Bauru (UR-02) se reuniram às 10h00, no Parque Clube em Pirajuí, para participar do segundo encontro do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais 2015. O evento, promovido anualmente pela Corte de Contas, fez parte do calendário oficial de comemorações do centenário de emancipação político-administrativa de Pirajuí.

A Presidente do TCE, Cristiana de Castro Moraes, acompanhada por equipe técnica, foi recepcionada pelo Presidente da Câmara, Marcos Roberto de Oliveira; pela Prefeita Juliana Nagano e sua Vice, Sônia Hazar de Camargo; que na ocasião representaram os 8 (oito) Prefeitos e 11 (onze) Presidentes de Câmaras Municipais. Integrou a comitiva do TCE o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Rafael Neubern Demarchi Costa; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi e o Diretor de Supervisão da Fiscalização II, Alexandre Teixeira Carsola.

Na abertura do encontro Cristiana de Castro Moraes, ao dar boas-vindas a todos os presentes, ressaltou que o objetivo do Ciclo de Debates é esclarecer as dúvidas do dia a dia do administrador público e orientar os participantes sobre a jurisprudência do TCE. A Presidente, após enaltecer o centenário de Pirajuí e estender saudação a toda população, foi homenageada com um Diploma de ‘Hospede Oficial’ do município.

A Prefeita Juliana Nagano, em nome das lideranças locais, disse que se sentiu honrada em sediar uma edição do evento, sobretudo por se tratar de atividade que foi inclusa no calendário oficial comemorativo dos 100 anos, e disse ser fundamental a proximidade entre o Tribunal de Contas e os municípios. O Presidente do Legislativo, ao referendar as palavras da Chefe do Executivo, agradeceu a Corte de Contas por proporcionar a qualificação do conhecimento dos gestores e agentes públicos.

Em sua fala, o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi discorreu sobre a importância dos temas escolhidos para compor a 19ª edição do evento, realizado anualmente pelo TCE, e pediu atenção especial dos gestores quanto as novas regras para pagamento de precatórios judiciais. O Procurador-Geral do MPC, ao falar sobre as atribuições e competências do órgão, disse que o dia é de ‘tira-dúvidas’ e desejou sucesso nos trabalhos a todos os presentes.

A segunda edição do Ciclo de Debates 2015 foi organizada através da Unidade Regional do TCE em Bauru, por meio do Diretor Regional José Paulo Nardone e equipe. As palestras apresentadas versaram sobre os temas de Controle Interno, Ensino com ênfase na aplicação no Fundeb, Iluminação Pública, Previdência e Precatórios. O Sebrae também expôs painel onde tratou sobre benefícios da Pequena e Micro Empresa para os municípios.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Águas de Santa Bárbara, Agudos, Arandu, Arealva, Areiópolis, Avaí, Avaré, Balbinos, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Boracéia, Borebi, Botucatu, Brotas, Cabrália Paulista, Cerqueira César, Dois Córregos, Duartina, Espírito Santo do Turvo, Iacanga, Iaras, Igaraçu do Tietê, Itajú, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Macatuba, Manduri, Mineiros do Tietê, Óleo, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Pratânia, Presidente Alves, Reginópolis, São Manuel, Torrinha e Ubirajara.