Ciclo de Debates reúne mais de 7 mil participantes em 2022


25/07/2022 – SÃO PAULO – Após quase dois anos de interrupção de eventos presenciais em virtude das restrições impostas pela pandemia, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) encerrou, em 30 de junho, as atividades do 26º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. Ao final dos encontros, mais de 7.300 pessoas – entre Prefeitos, Vereadores, gestores, lideranças políticas e agentes públicos – participaram das atividades, que tiveram início em 24 de março.

Com mais 3.684 quilômetros percorridos, a edição realizou encontros em 10 municípios localizados nas regiões administrativas jurisdicionadas.

A 26ª edição do Ciclo contou com a presença do Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho, além de Conselheiros, Auditores, membros do Ministério Público de Contas (MPC) junto ao TCE, Diretores e uma equipe de técnicos e especialistas.

Os eventos foram organizados por meio da Secretaria-Diretoria Geral (SDG) e dos Departamentos de Supervisão da Fiscalização (DSFs), com apoio logístico das 20 Unidades Regionais (URs) do Tribunal.

Os participantes receberam, por meio de reuniões, palestras e debates, as orientações do TCE sobre o novo modelo de fiscalização da Corte e temas afetos à Lei 14.133 de 2021, aplicação de recursos, Terceiro Setor, transparência e controle interno, entre outros.

. Números

Desde março, quando as atividades da 26ª edição do evento foram iniciadas, o Ciclo de Debates passou por 10 cidades do interior e do litoral do Estado de São Paulo: Ribeirão Preto, Araraquara, Sorocaba, Campinas, Presidente Prudente, Bauru, São José dos Campos, Araçatuba, São José do Rio Preto e, por fim, Santos.

. Participação

O recorde de público foi registrado na abertura do ciclo, no dia 24 de março, em Ribeirão Preto, onde mais de 1.000 participantes de 56 municípios jurisdicionados ao TCESP estiveram presentes.

Compareceram ao encontro 31 gestores municipais e 13 Presidentes de Casas Legislativas. São José do Rio Preto foi o segundo município com mais participações, reunindo 1.000 pessoas. O evento realizado em Araraquara, no dia 25 de março, ficou em terceiro lugar, com 900 participantes.

O encontro que registrou o maior índice de comparecimento dos Prefeitos convidados foi o realizado em Bauru, com 45 gestores municipais, seguido de Presidente Prudente, com 42 Prefeitos. Juntos, os eventos totalizaram a presença de 300 dos 644 Chefes de Executivo.

Segundo relatório de atividades do ciclo, ao final da edição foram computadas 5.799 pessoas que efetuaram inscrição prévia para participar das atividades. Os eventos foram abertos ao público em geral e também foram transmitidos em tempo real pelo canal do YouTube.

Os Ciclos de Debates fazem parte da estratégia pedagógica que o Tribunal vem adotando nos últimos 26 anos e, neste ano, tiveram como objetivo orientar os gestores públicos, as lideranças regionais – Prefeitos, Vereadores, Secretários – e demais interessados sobre o novo modelo de fiscalização da Corte, bem como prestar orientações sobre a Lei nº 14.133 de 2021.