10/06/2024 – SÃO PAULO – O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Renato Martins Costa, ao cumprir agenda na região Oeste paulista como parte do calendário do Ciclo de Debates 2024, visitou a Unidade Regional (URs) da Corte em Araçatuba (UR-01) – a primeira dentre as 20 Unidades Regionais instaladas pelo órgão no interior e litoral do Estado.

Acompanhado pelo Chefe de Gabinete, Sérgio Ciquera Rossi, o Presidente foi recepcionado pela Diretora Técnica da UR, Amanda Vieira Pinto da Silva, e pelos servidores - Agentes e Auxiliares da Fiscalização. A unidade, a exemplo das outras 19 URs, ganhou uma placa alusiva ao centenário da Corte e uma nova fachada com aplicação da logotipia institucional.

Na oportunidade, a comitiva conheceu o espaço da unidade, onde foi montado um memorial com documentos e registros das atividades ao longo de 36 anos. Anexo ao memorial, foi montada uma exposição com peças artesanais confeccionadas pelo servidor e artista plástico Edinaldo Pinho.

Criada em 1988 por meio da Resolução nº 4/88, publicada no Diário Oficial do Estado em 25 de agosto, que dispõe sobre a criação de escritórios regionais. Em 18 de janeiro de 1989, após a edição do Ato nº 144/1988 e receber seus primeiros servidores, a unidade começou a funcionar no atendimento dos jurisdicionados regionais.

Localizada em sede própria, na Avenida Café Filho, 402, no Bairro Icaray, a Unidade Regional é responsável pela fiscalização de uma receita regional de cerca de R$ 3.977.902.076,04, abrangendo 33 municípios jurisdicionados.

Integraram a comitiva do TCE o Auditor-Substituto de Conselheiro, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis; o Diretor-Geral de Administração, Carlos Malek; o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; os Diretores de Supervisão da Fiscalização I e II, Paulo Massaru e Alexandre Carsola; o Diretor da Diretoria de Contas do Governador, Abílio Licínio; o Diretor da Auditoria Eletrônica do TCE (Audesp), Marcos Portella Miguel e o Diretor de Comunicação Social, Fernando Martins.