Conselheiro Carlos Cezar é o novo Coordenador do Grupo de Aperfeiçoamento e Acompanhamento do IEG-M

15/01/2026 – SÃO PAULO – O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Carlos Cezar, assume a partir desta quinta-feira (15/1) a Coordenação do Grupo de Aperfeiçoamento e Acompanhamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M).
A designação foi oficializada por meio de Ato da Presidente Conselheira Cristiana de Castro Moraes (Ato 021/2026), disponibilizado na edição de 15 de janeiro do Diário Oficial Eletrônico do TCESP (D.O.E. TCESP).
Com o ato, Carlos Cezar coordenará os trabalhos do indicador, função que era exercida até então pelo Conselheiro Emérito Sidney Beraldo, aposentado da Corte de Contas paulista desde novembro de 2025 e idealizador do índice.
Criado em 2015 pelo TCESP para medir a eficiência das 644 Prefeituras paulistas, o IEG-M tem foco na infraestrutura e processos e avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração: saúde; planejamento (i-Plan); educação (i-Educ); gestão fiscal (i-Fiscal); proteção aos cidadãos (Defesa Civil) (i-Cidade); meio ambiente (i-Amb) e governança em tecnologia da informação (i-Gov TI).
O IEG-M auxilia na ação fiscalizatória do Controle Externo e faz parte do relatório da análise das contas anuais das prefeituras paulistas apreciadas pelo TCESP. Os resultados obtidos, por meio de notas que medem a eficiência administrativa (A, B+, B, C+ e C) dão a oportunidade aos gestores municipais em corrigir rumos, reavaliar prioridades e consolidar planejamentos dos municípios.
. Conselheiro
Novo Coordenador do Grupo de Aperfeiçoamento e Acompanhamento do IEG-M do TCESP, Carlos Cezar nasceu em 1970, em Douradina, no Paraná, cresceu no município de Sorocaba, no interior paulista, onde também iniciou sua carreira política. Formado em Teologia e em Direito, foi Vereador por dois mandatos, entre 2004 e 2010. Em 2010, foi eleito Deputado Estadual pela primeira vez. Foi reeleito em 2014, 2018 e cumpria seu quarto mandato consecutivo.
Enquanto Deputado Estadual, entre outras atribuições na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), foi líder do Governo de São Paulo e de bancada, tendo sido autor e relator de importantes leis e projetos de leis nas áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional e Segurança.
Indicado pelo Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e sabatinado pelos deputados da Alesp, o até então Deputado teve seu nome aprovado pela maioria dos parlamentares para exercer o cargo de Conselheiro do TCESP, onde tomou posse em novembro de 2025, em substituição a Sidney Beraldo.