24/02/14 - SÃO PAULO – O Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, ao proferir palestra durante o 18º Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), na quinta-feira (20/02), destacou a importância da divulgação das ações de toda a administração pública, medida que, segundo ele, deve ser exemplar e adotada por todos os órgãos da administração em todas as esferas de poder.

Presidente do Comitê de Tecnologia e Informação do TCE, o Conselheiro destacou avanços da legislação brasileira com o advento da Lei Complementar 131/2009, também conhecida como Lei da Transparência, segundo ele, um grande avanço para a democracia e a transparência nos gastos públicos.

Eleito Corregedor do TCE para o exercício de 2014, o Conselheiro traçou um paralelo entre o processo de transparência nas instituições públicas e a realização de manifestações por todo o país desde junho de 2013, cujas cobranças mais efetivas voltaram-se ao poder público no sentido de garantir serviços de qualidade.

“O Estado de São Paulo e o Tribunal de Contas também estão inseridos neste contexto, e igualmente passando por transformações e se adaptando a essa nova realidade. E o caminho correto e o recomendável, é o da transparência nas suas ações”, destacou o palestrante.

O Conselheiro finalizou a palestra ressaltando a importância dos servidores do TCE, altamente qualificados e dedicados à instituição, e que trabalham no setor de Fiscalização na Capital e Interior paulista.