12/05/2015 – SÃO PAULO – O Conselheiro-Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sidney Estanislau Beraldo, participou, na segunda-feira (11/5), às 10h00, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do lançamento da edição 2015 do ‘Programa Município VerdeAzul’ (PMVA) e da primeira reunião regional do programa, onde destacou a importância da eficiência na gestão ambiental dos municípios.

Convidado pela Secretária de Estado do Meio Ambiente Patrícia Iglecias e pela Coordenadora do Programa Município VerdeAzul, Juliana de Avellar, o Conselheiro destacou a importância do programa lançado em 2007 pelo governo estadual como um estímulo à sustentabilidade e a promoção da qualidade de vida nos municípios paulistas.

Beraldo falou sobre a implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), indicador adotado pela Corte de Contas que medirá a qualidade dos investimentos e gastos públicos nas cidades concebido por meio do cruzamento de 7 (sete) índices, dentre eles um que incide sobre a área do Meio Ambiente.

O Corregedor, ao discorrer sobre o IEGM, disse que o Programa Município VerdeAzul utiliza sistemática e ferramentas parecidas com as adotadas pelo TCESP, e que ambas as iniciativas buscam a efetividade no sentido da boa aplicação dos recursos públicos. Sidney Beraldo, na oportunidade, se congratulou com os 12 (doze) Prefeitos que receberam certificado pelas boas práticas adotadas pelo programa em seus municípios.

Prestigiaram o evento, além dos Chefes do Executivo e Legislativo, o Coronel da Polícia Militar, José Roberto Rodrigues de Oliveira, representando a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil; o Subsecretário Estadual de Mineração, José Fernando Bruno e o médico sanitarista Eduardo Jorge, representando o Secretário de Estado da Saúde, David Uip.