17/05/2024 – SÃO PAULO – A Corregedora do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheira Cristiana de Castro Moraes, proferiu palestra, na quinta-feira (16/6), como parte das atividades do Seminário de Ações Descentralizadas na Educação Básica. O evento, com o tema ‘Construindo o desenvolvimento do país’, em Brasília, foi promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (SEGAPE).

O encontro, realizado nos dias 15 e 16 de maio de 2024, no auditório do Instituto ‘Serzedello Corrêa’ (ISC), vinculado ao Tribunal de Contas da União (TCU), teve como proposta debater ações do MEC descentralizadas para Estados e municípios, participaram gestores e os órgãos de controle, e representantes dos Tribunais de Contas de todo o Brasil. Por meio de palestras e compartilhamento de experiências, o seminário debateu ações e esclareceu pontos operacionais de projetos e ações entre instituições.

. Educação em tempo integral

Na quinta-feira (16/5), às 14h30, Cristiana de Castro Moraes, que é Vice-presidente de Desenvolvimento e Políticas Públicas e representante do TCESP no Comitê Técnico de Educação no IRB, integrou a mesa técnica com o tema ‘Educação em tempo integral: desafios para a expansão’.  Na oportunidade, a Conselheira falou sobre a experiência da Corte de Contas paulista com as fiscalizações ordenadas e ações de auditoria realizadas junto às escolas da rede pública de ensino no Estado. A íntegra dos debates está disponível pelo YouTube por meio do link https://go.tce.sp.gov.br/h9msoc.

O painel, mediado pelo Secretário Substituto de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC, Evanio Antônio De Araújo Junior, ainda contou com palestras da Coordenadora Geral de Educação Integral e Tempo Integral da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, vinculado à Secretaria de Educação Básica do MEC; e da Coordenadora de Transferências Diretas da Coordenação-Geral de Bolsas e Auxílios, (COTDI), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Constança De Almeida Lazarin.

Assista à integra da palestra