03/10/2024 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da Diretoria de Contas do Governador (DCG), realizou na quarta-feira (2/10), a primeira edição do ‘Café Colaborativo’.

A integração, de iniciativa da DCG, teve como objetivo promover uma comunicação colaborativa entre os integrantes do setor, alinhando conhecimento técnico por meio de ideias e troca de experiências.

Com a presença do Secretário-Diretor Geral do TCE, Germano Fraga Lima, o encontro iniciou com um café da manhã, seguido da Oficina Inaugural DGTECH – oficinas de tecnologia, com apresentação da ferramenta DB Browser for SQLite. Na oportunidade, também foram apresentadas pautas administrativas e uma visão geral das fiscalizações e demais trabalhos em andamento pelos servidores da Diretoria.

Segundo o Diretor da Diretoria de Contas do Governador, Abilio Licinio dos Santos Silva, o encontro foi uma oportunidade de interação entre os servidores e também para compartilhar conhecimentos.

“Além da interação, que entendo relevante para união das pessoas, trouxeram a ideia do compartilhamento dos trabalhos que cada servidor ou equipe está atuando, e ainda mais uma inovação, demonstrar o conhecimento pessoal de ‘ferramentas’ que venham a contribuir para melhoria dos nossos processos internos,” completou o Diretor.

O projeto terá continuidade com encontros mensais, abordará temas diversos e integrará os participantes sobre informações e fatos não comumente inclusos em fluxos próprios de trabalho, equacionando assimetrias entre as seções e uniformização de métodos, resultando em melhores entregas no processo fiscalizatório em um ambiente de trabalho mais harmônico e colaborativo.

. Oficina de Inovação

A realização do ‘Café Colaborativo’ é fruto de Oficina de Inovação promovida pela Comissão dos 100 anos em todos os setores do Tribunal como uma das ações comemorativas do Centenário do TCESP.

De acordo com a Auditora de Controle Externo e integrante da Comissão dos 100 anos do TCESP, Raquel Sakurai, a iniciativa tem como um dos propósitos fortalecer a cultura de inovação da Corte.

“A Oficina de Inovação surgiu para dar continuidade às práticas inovadoras adotadas nesse ano de comemoração do centenário do Tribunal. Foi uma capacitação interativa para estimular a criatividade, fomentando a geração de soluções para os desafios do nosso dia a dia. Esse movimento coletivo que permeou diversas áreas do TCESP nos últimos meses fortalece ainda mais a nossa cultura de inovação”, ressaltou Raquel Sakurai.