Diretora da DASAS palestra sobre Saúde Mental durante Jornada Médica em Teresina

29/10/2025 – TERESINA (PI) – A Diretora da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS), Fernanda Borges Keid, representou o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) ao proferir palestra sobre Saúde Mental durante a I Jornada Médica do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI), realizada nos dias 17 e 18 de outubro, em Teresina (PI).
Promovido no auditório da sede da instituição local, o encontro ocorreu por meio de palestras, mesas redondas e debates interativos. Voltado para médicos e estudantes de medicina, a Jornada reuniu especialistas que discutiram temas atuais e relevantes sobre a prática médica, saúde mental, ética profissional, os desafios do futuro da profissão, empreendedorismo na medicina, ato médico, dentre outros.
Na sexta-feira (17/10), a Diretora da DASAS palestrou, ao lado do Psiquiatra e Médico Fiscal do CRM-PI, Felipe Santana, na abertura do evento sobre o tema ‘Burnout Médico, Saúde Mental e Qualidade de Vida: da Prevenção ao Cuidado’.
“Foi uma experiência incrível poder falar sobre saúde mental para médicos, sob um enfoque da psicodinâmica do trabalho, ou seja, menos sobre a medicalização da vida e muito mais sobre a origem do adoecimento advindo da relação do indivíduo com o trabalho”, ressaltou Fernanda Keid.
“Essa é, na verdade, a fundamentação do trabalho desenvolvido pela Brigada em Saúde Mental, que é olhar o indivíduo para além das estigmatizações e rótulos que permeiam o tema. Somos muito mais que meros diagnósticos”, completou a Diretora e Coordenadora da Brigada em Saúde Mental do TCESP.
. Brigada
Instituída em dezembro pela Resolução nº 18/2024 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a Brigada em Saúde Mental tem como objetivo atuar, direta ou indiretamente, no aprimoramento do cuidado com a saúde mental de membros, servidores, estagiários e prestadores de serviços da Corte.
A atuação serve como referência de suporte emocional e conta com a participação de Brigadistas - servidores capacitados que atuarão como socorristas voluntários, especialmente treinados para oferecer suporte imediato em situações de crise -, com vistas no fortalecimento da cultura organizacional de paz, segurança psicológica e da promoção do bem-estar.
Para saber mais sobre a iniciativa do TCESP, confira o artigo publicado sobre os resultados da Brigada em Saúde Mental da Corte de Contas paulista no link https://go.tce.sp.gov.br/muhj20.