31/03/2023 - A campanha de doação de sangue realizada no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) arrecadou ontem o suficiente para beneficiar 236 pessoas. A iniciativa foi promovida em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJSP) e as Secretarias da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP); de Agricultura e Abastecimento e de Turismo e Viagens.

“Esse é um gesto importantíssimo. Fui doador a vida toda e, de uma hora para a outra, acabei também precisando de doações depois de uma cirurgia. Se hoje estou aqui é graças a pessoas que nem conheço, mas que foram extremamente generosas”, declarou o Presidente do TCESP, Conselheiro Sidney Beraldo, em visita ao posto de coleta instalado com o apoio da Fundação Pró-Sangue.

A ação, que durou três horas e teve as inscrições esgotadas em dez dias, ocorre pelo segundo ano consecutivo. “Podemos perceber o aumento dos interessados em participar e, principalmente, a assiduidade de muitas pessoas. Esse é um de nossos objetivos: criar o hábito da doação”, afirmou Fernanda Borges Keid, Diretora de Saúde e Assistência Social (DASAS) do Tribunal.

A Fundação Pró-Sangue concedeu ao TCESP um certificado de agradecimento pelo projeto. A próxima etapa da campanha acontece no dia 02 de agosto, no Tribunal de Justiça, das 09h às 15h30. As inscrições começam em julho. Um e-mail será encaminhado aos servidores de todas as instituições envolvidas.

Vale destacar que doações podem ser feitas a qualquer momento, nos postos fixos da Fundação Pró-Sangue, após agendamento prévio no site da instituição.  O total arrecadado auxilia pacientes de cerca de 100 órgãos públicos da rede estadual, entre eles, o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) também aceita voluntários. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h00 às 16h00, e aos sábados, das 8h00 às 16h00. O acesso é feito pela Rua Pedro de Toledo, 1.800, Vila Clementino, São Paulo, próximo à estação de metrô AACD-Servidor, linha lilás.
 
Mais informações sobre como colaborar podem ser obtidas no site do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) pelo endereço https://bit.ly/3noqFLn ou pelos telefones (11) 4573-8902 e 4573-8249.