29/03/2023 – Letícia Formoso Delsin Matuck Feres tomou posse hoje como Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) para o biênio 2023/2024. Essa é a primeira vez que uma mulher comandará a instituição, criada em 2012. 

“Estou muito feliz e ciente de minha responsabilidade histórica. Desde a nomeação, venho recebendo incontáveis mensagens de apoio e encorajamento, especialmente de mulheres. A elas, dirijo-me agora para dizer que esta é uma conquista de todas nós”, afirmou. 

O Presidente da Corte, Conselheiro Sidney Beraldo, também destacou a importância de uma mulher ocupar o cargo pela primeira vez. “Estava mais do que na hora. Precisamos construir uma nação mais igualitária, com respeito às diferenças”, declarou. “Mas a dra. Letícia foi escolhida por seus pares, confirmada pelos Conselheiros e nomeada pelo Governador por sua capacidade e dedicação”, completou.   

Ainda participaram da sessão especial, realizada no auditório nobre da Corte, o Vice-Presidente Renato Martins Costa, o Corregedor Antonio Roque Citadini, e os Conselheiros Edgard Camargo Rodrigues, Cristiana de Castro Moraes, Robson Marinho 
e Dimas Ramalho.

“Para mim, é motivo de muito orgulho saudá-la nesta data tão importante para a sua carreira e para nós todos. A participação feminina e de profissionais como a senhora torna a nossa sociedade melhor, engrandece a função pública e, em particular, o nosso Tribunal”, afirmou Cristiana de Castro Moraes, primeira conselheira do TCESP.

Já o decano da Corte, Antonio Roque Citadini, homenageou o agora ex-Procurador-Geral Thiago Pinheiro Lima. “Ele tem uma incrível capacidade de trabalho. Nesses quatro anos, constatamos sua enorme dedicação. O balanço de seus dois mandatos 
é extremamente positivo.”

O agora ex-Procurador-Geral agradeceu o empenho de sua equipe e elogiou a sucessora. “Quero ressaltar seu preparo e vontade de fazer mais e melhor. Estamos todos felizes por você passar a ser nossa comandante.”

Candidata mais votada para compor a lista tríplice da carreira, Letícia Feres foi nomeada pelo Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é especialista em Direito da Infraestrutura pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), tendo ainda  atuado na Advocacia Contenciosa junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. No TCESP, foi Titular da 7ª Procuradoria do MPC.

Também estiveram presentes o Procurador-Chefe da Procuradoria da Fazenda do Estado junto ao TCESP, Luiz Menezes Neto; o Secretário Diretor-Geral, Sérgio Ciquera Rossi; o Vice-Presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Gabriel Bittencourt Perez; procuradores do MPC; auditores; Chefes de Gabinete; servidores e convidados. 

Clique para acessar a galeria de fotos

Assista à íntegra da solenidade