28/10/14 – MONTE APRAZÍVEL – Com um público de mais de 250 pessoas de 49 (quarenta e nove) municípios da região de São José do Rio Preto, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizou, na sexta-feira (24/10), às 10h00, em Monte Aprazível, o décimo nono encontro do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

O objetivo do evento, que ocorreu no Centro Cultural do município, foi aproximar mais a instituição dos Municípios, Câmaras, e órgãos jurisdicionados, prestando orientações e esclarecendo dúvidas quanto à atuação e jurisprudência do TCE. Ao longo de 2014 serão realizados 21 encontros abrangendo todo o Estado de São Paulo (confira o calendário).

O encontro, com a presença do Presidente do TCE, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, teve como objetivo debater com os gestores e lideranças políticas as boas práticas da administração pública e a correta prestação de contas dos recursos públicos.

A comitiva do TCE foi recepcionada pelo Presidente da Câmara, Vereador João Roberto Camargo e pelo Prefeito Municipal Mauro Pascoalão. Participaram da Mesa Diretora ao lado do Presidente e lideranças municipais, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Celso Matuck Feres Jr.; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Rossi; o Diretor de Supervisão da Fiscalização (DSF-II), Alexandre Carsola e o Diretor Regional da UR-08, Renato Pereira Sellitto.

O Presidente da Câmara, Vereador João Roberto Camargo, em nome dos 8 (oito) Presidentes de Câmaras e Vereadores participantes, destacou o empenho do TCE em orientar os gestores. “É de extremo valor o Tribunal de contas sair da sua sede e vir até aqui nos orientar para uma boa administração”, afirmou o vereador.

O Prefeito Municipal Mauro Pascoalão, representando os 16 (dezesseis) chefes de Executivos presentes, falou da preocupação e da dificuldade dos municípios, e por isso valoriza ações como a do Tribunal em trazer o conhecimento e informações aos gestores. “Gerir um município não é fácil. É necessário sempre buscar conhecimentos, por isso agradecemos ao Tribunal”, frisou.

O Procurador-geral do Ministério Público do TCE, Celso Matuck Feres utilizou a palavra para falar sobre as funções e atribuições do órgão na fiscalização das contas publicas. Ele falou sobre a autonomia e independência funcional do MPC para atuar, mas que busca em sua função diferenciar os maus dos bons gestores. “Os dirigentes têm que se preocupar com a gestão e o bom planejamento”, sustentou.

Ao utilizar a palavra, o Presidente do TCE saudou todas as lideranças e gestores presentes e ressaltou a importância da participação nos encontros, palestras e cursos, promovidos pelo TCE. Rodrigues falou sobre as ações da Corte de Contas frente aos órgãos jurisdicionados do Estado e nos municípios, os desafios para uma boa gestão administrativa. “O Tribunal trabalha em conjunto com o administrador”, destacou.