03/12/14 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio do Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho e do Secretário-Diretor Geral Sérgio Ciquera Rossi, participou, na sexta-feira (28/11), às 19h30, de atividade promovida pelo curso de Direito do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), voltada aos estudantes, gestores e lideranças políticas regionais, que versou sobre as atividades desenvolvidas pela Corte de Contas paulista.

A mesa diretora dos trabalhos contou com a participação do Prefeito Marcelo Barbieri, da Deputada Estadual Marcia Lia, e foi conduzida pelo Coordenador do curso de Direito da Uniara Fernando Passos e pelo Coordenador de extensão, Professor Fernando Rugno.

Corregedor do TCE, o Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, Professor Titular da cadeira de Direito no centro universitário, abriu os debates enaltecendo a presença do Secretário-Diretor Sérgio Ciquera Rossi, que proferiu a palestra ‘Gastos Públicos: Decisões marcantes do TCE’. O Conselheiro destacou a competência e empenho do Secretário que, há 44 anos de trabalho no TCE, segundo ele, ‘consegue unir talento, seriedade e cordialidade’.

Em sua palestra, o Secretário-Diretor afirmou que o TCE exerce um papel ‘extraordinariamente importante para a sociedade’ no atendimento ao interesse público, fiscalizando e orientando os gastos públicos. Rossi abordou as dificuldades financeiras das prefeituras e a transferência crescente de encargos da União e do Estado aos municípios. “Sabemos a quantidade de obrigações que estão sendo transferidas às prefeituras. Os municípios têm dificuldades muito maiores do que o Estado e a União”, afirmou.

Ele citou a transferência da iluminação pública para as Prefeituras e a orientação que o TCE vem dando aos municípios para que verifiquem a situação da rede de energia antes de receberem o serviço, evitando, assim, futuros gastos. Ao final dos trabalhos, o palestrante recebeu uma homenagem da universidade pela colaboração e relevantes serviços prestados à comunidade acadêmica.