03/07/2024 – SÃO PAULO – Como parte das atividades alusivas ao centenário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Parque da Aclimação, na Capital, inaugurou, ontem (2/7), totens ‘instagramáveis’ e painéis que trazem, de forma clara e fácil entendimento, informações sobre Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

A ação, parte do programa ‘Faça Parte–ODS’, tem como parceiros o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), desenvolvido pela ONU; o Governo do Estado de São Paulo; a Prefeitura de São Paulo (PMSP), por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SMVM) e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP).

Participaram da inauguração dos totens o Presidente do TCE, Conselheiro Renato Martins Costa; o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Pimentel Pinto Ravena; e o Administrador do Parque da Aclimação, Heraldo Guiaro.  Os painéis, um total de cinco, foram instalados no entorno da lagoa, ao longo da pista de cooper.

A iniciativa tem como foco a escolha de espaços públicos, de convivência dos municípios, como forma de engajamento social na temática desenvolvimento sustentável, englobando seus mais variados aspectos, quais sejam: meio ambiente, instituições eficazes, educação, saúde e bem-estar.

Os textos foram desenvolvidos pelo Observatório do Futuro do TCE e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Por estarem instalados em locais de grande circulação, os cidadãos poderão usufruir das informações, interagir e saber mais sobre os conteúdos das ODS usando os QR codes e ainda deixar registrada sua visita com uma foto em um 'painel instagramável'.

Além da Capital, já receberam os totens ‘instagramáveis’ os municípios que sediam Unidades Regionais do TCE, no interior e litoral paulista. Os painéis foram instalados em Adamantina, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Araras, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Guaratinguetá, Itapeva, Ituverava, Marília, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.