09/01/15 – SÃO PAULO – Representantes de 54 (cinquenta e quatro) municípios da região da Grande São Paulo participaram na quinta-feira (8/1), das 14h00 às 17h00, no auditório nobre do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), da palestra ‘Aspectos Operacionais do IEGM’, ministrada com o objetivo de mostrar a operacionalidade do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) às prefeituras jurisdicionadas.

A Mesa Diretora foi composta pela Conselheira Vice-Presidente Cristiana de Castro Moraes; pelo Conselheiro Corregedor Dimas Eduardo Ramalho; pelo Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo e pelo Diretor de Divisão da Audesp, Marcos Miguel Portella.

A Vice-Presidente do TCE, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, ao realizar a abertura do evento, ressaltou o quão é importante para a sociedade e para as Administrações possuir um retrato real e fidedigno das contas públicas, fato que deverá se consolidar com a adoção do medidor que aferirá a qualidade dos gastos e investimentos nos municípios, bem como aprimora o direcionamento das ações fiscalizatórias do órgão.

O Corregedor Dimas Eduardo Ramalho referendou as palavras da Vice-Presidente, agradeceu a presença dos Prefeitos e gestores, e enalteceu a importância dos municípios em participar de eventos promovidos pelo TCE.

Entre os dias 15 e 29 de janeiro, o Tribunal realizará 4 (quatro) encontros no interior paulista para apresentar a palestra aos jurisdicionados. As palestras ocorrerão em Itapeva (15), Fernandópolis (22), Araraquara (27) e Presidente Prudente (29) e as inscrições já se encontram abertas por meio de formulário disponibilizado no site do TCE (confira locais e inscrições).

Presidente do Comitê de Gestão Estratégica do TCE, o Conselheiro Sidney Beraldo fez uma breve introdução sobre os aspectos dos sete indicadores que serão monitorados para obter periodicamente os dados. Para compor o IEGM serão levados em conta os aspectos relacionados aos setores de Planejamento, Gestão Fiscal, Saúde, Educação, Proteção das Cidades, Sustentabilidade Ambiental e Tecnologia da Informação.

O público, composto por gestores e agentes públicos municipais, acompanhou as exposições feitas pelos Agentes da Fiscalização do TCE Rodney Idankas e Henrique Subi, que durante as palestras apontaram os pontos mais importantes no preenchimento do questionário e envio de dados à Cote de Contas. O prazo para remessa dos dados ao TCE é 28 de fevereiro. Em março as informações serão validadas e compiladas para elaboração de relatório final.

O formulário com o questionário já se encontra disponibilizado às Prefeituras pelo Sistema Audesp, no menu ‘Governança’, por meio do usuário “MUN”. Quaisquer dúvidas relacionadas ao IEGM/TCESP podem ser direcionadas ao Fale Conosco do Sistema Audesp.

Clique para saber o cronograma de palestras sobre o IEGM