11/12/2023 – SÃO PAULO – A edição deste ano do Ciclo de Debates com Agentes Públicos e Dirigentes Municipais registrou um aumento de 36% na participação de Prefeitos. O encontro, que acontece há 27 anos, foi criado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) para orientar gestores e difundir boas práticas administrativas.

“Reunimos especialistas de várias áreas do Tribunal para discutir assuntos importantes para o setor público. Os temas são escolhidos com base nas dificuldades que nos chegam diariamente. Este ano, por exemplo, falamos sobre a Nova Lei de Licitações, Terceiro Setor e Planejamento”, explicou o Presidente da Corte, Sidney Beraldo. “O aumento no número de Prefeitos presentes só mostra que os gestores estão cada vez mais interessados em aprimorar a qualidade do serviço prestado à população.”

Realizadas entre março e setembro, as dez etapas atraíram 409 Prefeitos, 36% a mais que em 2022. Já o número de Presidentes de Câmaras passou de 244, no ano passado, para 207 em 2023. O evento com maior percentual de comparecimento de chefes de Executivo foi o de Presidente Prudente, com 83%, seguido pelo de Santos, com 71%.

Ao todo, participaram dos encontros 4.271 pessoas, uma média de sete servidores por município.

As reuniões tiveram a presença do Presidente ou do Vice-Presidente da Corte, Renato Martins Costa. Também compareceram a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Leticia Feres; Diretores e técnicos. A partir da Capital, foram percorridos mais de 5,5 mil quilômetros durante esse período.

Todos os Prefeitos presentes receberam, em mãos, uma compilação inédita de dados, contendo um diagnóstico de suas respectivas cidades, elaborado a partir de informações do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M). O indicador foi criado pela Corte para medir a eficiência das administrações.