12/11/14 – MOGI DAS CRUZES – O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, ministrou na segunda-feira (11/11), às 10h00, em Mogi das Cruzes, aula inaugural na abertura das atividades da Escola de Governo e Gestão daquele município. Convidado pelo prefeito Marco Bertaiolli, o Conselheiro-Presidente proferiu a palestra ‘Compreendendo o papel do Tribunal de Contas’, que contou com a presença de lideranças da região e servidores públicos.

Várias autoridades dos municípios do Alto Tietê acompanharam a aula inaugural, dentre elas o Presidente da Câmara, Vereador Protássio Ribeiro Nogueira; o Vice-Prefeito, José Antonio Cuco Pereira e 10 (dez) Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais e servidores públicos das cidades circunvizinhas. “É uma honra muito grande receber o Presidente do TCE para abordar assunto tão importante como este. A palestra é fundamental para dar o treinamento apropriado aos funcionários que atuam neste setor”, frisou o Chefe do Legislativo ao utilizar a palavra.

Ao abrir a aula inaugural, o Prefeito Marco Bertaiolli ressaltou a importância da palestra ministrada na Escola de Governo e Gestão e disse que o município sempre se faz presente nos encontros e cursos promovidos pelo TCESP. “É uma verdadeira capacitação aos servidores públicos de Mogi das Cruzes. O objetivo desta escola é garantir o aperfeiçoamento técnico e desenvolvimento profissional. E esta palestra vem de encontro com este objetivo”, pontuou.

Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Edgard Camargo Rodrigues discorreu sobre os 90 anos de instalação da Corte de Contas paulista, suas funções e atribuições, e sobre a forma de composição do colegiado. O Presidente citou algumas das ações fiscalizatórias do TCE, falou sobre legislações pertinentes a ação da Corte de Contas, e da importância do cidadão fiscalizar, junto com o Conselho, os atos da administração e dos gestores públicos.

“Em Mogi, vejo um grande interesse por parte da administração e dos funcionários em atender da melhor forma as solicitações do Município. Vejo vontade em atender o povo e fazer o melhor pelo futuro dos mogianos”, destacou o Presidente ao ressaltar que o TCE, por meio da Escola Paulista de Contas Públicas e seus integrantes, estão à disposição para promover parcerias e ações conjuntas no sentido da capacitação de agentes públicos.

Ao final, afirmou também que a Escola de Governo, inaugurada em setembro deste ano, também é um grande passo na qualificação e capacitação do agente público. “Mogi se preocupa com a sociedade, e percebemos isso com a criação desta instituição que surgiu para desenvolvimento da cidade”, avaliou.

Escola de Governo

Construído na mesma área do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no bairro Nova Mogilar, o equipamento foi projetado pela Prefeitura para promover a capacitação profissional a três públicos-alvo: servidores públicos municipais, conselheiros municipais e organizações sociais parceiras. A Escola faz parte do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). A obra foi edificada com financiamento de R$ 2.182.338,66, proveniente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O prédio da Escola de Governo e Gestão conta com piso térreo e um pavimento superior, por onde estão distribuídas salas de aula, miniauditório, laboratório de informática, espaço multifuncional, área administrativa, espaço para seminários e banco de livros, almoxarifado, copa e banheiros. Todo o prédio se adequa às atuais normas de segurança e acessibilidade, com banheiros adaptados e elevador. Mais informações sobre cursos e palestras da Escola de Governo e Gestão podem ser obtidas pelo site www.escoladegovernoegestao.pmmc.com.br.