0_-_webdoor_4.png

09/05/16 –SÃO PAULO – O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Dimas Eduardo Ramalho, reuniu-se na manhã de terça-feira (10/5), às 10h00, com gestores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Na oportunidade, o Conselheiro visitou as instalações do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo ‘Octavio Frias de Oliveira’ (ICESP) e do Instituto do Coração (InCor) – ambas unidades de alta complexidade que integram o Hospital das Clínicas (HC).

No encontro, os gestores informaram o Presidente do TCESP sobre os desafios que enfrentam na administração das Unidades de Saúde, que, segundo as lideranças, são referências internacionais em suas áreas. Tanto o Incor como o ICESP são campo de  Ensino e Pesquisa da Faculdade de Medicina da USP.

Participaram do encontro o Secretário de Estado da Saúde e Professor da Faculdade de Medicina da USP, David Uip; o Diretor da Faculdade de Medicina da USP e Presidente do Conselho Deliberativo do HC, José Otávio Costa Auler Júnior; a Diretora Clínica do HC, Eloisa Bonfá; o Superintendente do HC, Engenheiro Antonio José Rodrigues Pereira; o Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia, Giovanni Guido Cerri.

Por parte da Fundação da Faculdade de Medicina participaram da reunião o Diretor-Geral, Flávio Fava de Moraes; o Vice-Diretor Geral, Yassuhiko Okay, o Procurador da Fundação, Arcênio Rodrigues da Silva. Representaram a Fundação Zerbini no encontro o Diretor-Presidente, José Antonio de Lima e o Superintendente-Geral, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues e Silva. Também participou da audiência o Médico e ex-Deputado Federal, Eleuses Paiva.

Ao tomar conhecimento da operacionalização e serviços prestados nas instituições, o Presidente ressaltou os aspectos positivos das Organizações Sociais de Saúde como alternativa à administração direta dos complexos hospitalares, alertando pela necessidade de modernização dos mecanismos de fiscalização e controle da Administração Direta sobre a transparência dos gastos e a eficiência dos resultados.

Dimas Ramalho disse que pretende promover um amplo debate da proposta entre a SES/SP, Organizações Sociais de Saúde, Fundações de Saúde, ANS, Ministério Público e Planos de Saúde.

. Instituto do Câncer

Na visita ao Instituto do Câncer, o Presidente do TCE foi recebido pelo Vice-Presidente do Conselho Diretor, Paulo Hoff, que fez um breve relato sobre as instalações e a capacidade de atendimento da unidade. Inaugurado em maio de 2008, o Instituto do Câncer é uma Organização Social de Saúde (OSS), criada pelo Estado em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina. É considerado o maior hospital especializado em tratamento de câncer da América Latina.  Cerca de 6 (seis) mil pacientes com diagnóstico de câncer são atendidos mensalmente na unidade.

. Incor

No Instituto do Coração, coube ao Presidente do Conselho Diretor da unidade, Roberto Kalil, e ao Vice-Presidente, Fábio Jatene, acompanhar a visita monitorada pelas alas do hospital. Líder na América Latina no desenvolvimento e na aplicação de novas técnicas em diagnóstico e em tratamento clínicos e cirúrgicos, em São Paulo o Incor é recordista em transplantes de coração e de pulmão.

Especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica, o instituto proporciona atendimento desde a prevenção até o tratamento. Em suas atividades o Incor conta com o suporte financeiro da Fundação Zerbini, entidade privada sem fins lucrativos.