30/08/2024 – SÃO PAULO – Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), Renato Rainha, participa, hoje (30/8), às 21h00, de entrevista no programa ‘Controle Externo’. O conteúdo, veiculado pela Rede TCESP no YouTube (www.youtube.com/tcespoficial), conta com transmissão simultânea pela TVAlesp.

Bacharel em Direito com Especialização em Ciências Políticas e em Direito Processual pela Universidade do Distrito Federal (UDF), o entrevistado tornou-se Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB) em 2016. Antes de ingressar por concurso público no TC-DF em 2001, Renato Rainha foi delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, Presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia e Deputado Distrital.

Ao longo de 30 minutos de entrevista, conduzida pelo jornalista e Diretor de Comunicação Social do TCESP, Fernando Martins, Renato Rainha fala sobre o papel pedagógico dos Tribunais de Contas na qualificação da sociedade na fiscalização dos gastos públicos.

O entrevistado também comenta sobre as visitas técnicas que estão sendo realizadas em todos os órgãos de controle externo pelos integrantes da Subcomissão de Garantia da Qualidade (SGC) do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Em sua 63ª edição, na terceira temporada, o programa 'Controle Externo', conta com a participação de Conselheiros, servidores e outros representantes de Poderes que discorrem sobre importantes assuntos do Tribunal para os cidadãos.

Produzido pela Diretoria de Comunicação Social (DCS), o programa também é veiculado na grade das emissoras parceiras da Rede TCESP - Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo (ACESP) e 111 TVs de 111 Câmaras Municipais.

As íntegras de todas as edições anteriores estão disponíveis na playlist do TCE no YouTube por meio do link https://go.tce.sp.gov.br/rjn1f7.