01/06/2023 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) disponibilizou nas principais plataformas digitais o 83º episódio do PodContas, podcast criado para abordar assuntos pedagógicos de interesse dos jurisdicionados.

O programa contou com a participação do Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Auditor Estadual de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), André Eustáquio Buzetti de Sá.

O debate foi embasado no artigo ‘O comprometimento intergeracional decorrente da criação e gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social nos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul’, escrito pelo convidado e que recebeu menção honrosa no Concurso de Monografias de 2022 do TCESP, sendo publicado na última edição da Revista Cadernos da Escola Paulista de Contas Públicas.

No episódio, o convidado discorreu sobre os regimes de previdência no Brasil, com foco nos regimes de previdência complementar e no que diz respeito a como o conceito de justiça intergeracional se relaciona com os déficits contábeis e atuariais. 

“Quando falamos em justiça intergeracional estamos lidando com a responsabilidade que os gestores têm em preservar o patrimônio pensando nas gerações futuras”, destaca André Eustáquio.

O conteúdo, voltado ao aprimoramento dos conhecimentos técnicos e direcionado a gestores e a servidores que atuam nos órgãos municipais e estaduais fiscalizados pela Corte de Contas paulista, está disponível nas plataformas Spotify (https://spoti.fi/2Uw62y8), Anchor (https://bit.ly/3mChSAh), Google Podcasts (https://bit.ly/3BV9HGU) e Apple Podcasts (https://apple.co/3wb0B5i).