08/11/2024 – SÃO PAULO – O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Marco Aurélio Bertaiolli participou, na quinta-feira (7/11), em São Paulo e Campinas, de eventos voltados a capacitar e orientar os novos gestores eleitos para comandar as administrações municipais nos próximos quatro anos.

Na oportunidade, Bertaiolli falou sobre diversos temas afetos à administração, abordando pontos importantes como transição de governo, planejamento, licitações e contratos. O Conselheiro discorreu as ações de fiscalização e pedagógicas desenvolvidas pelo órgão junto aos jurisdicionados e do TCE e falou sobre a importância e resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) — indicador concebido pelo órgão que mede a eficiência das políticas públicas nos 644 municípios jurisdicionados.

“Tive a honra de falar sobre o trabalho entre o Tribunal de Contas e as administrações públicas para orientar, apoiar e garantir a excelência nos serviços prestados à população. O TCESP é um órgão que, há mais de 100 anos, participa da vida pública do Estado, fortalecendo e ampliando o trabalho conjunto com os gestores municipais”, destacou.

Na Capital, pela manhã, o Conselheiro participou do IV Congresso de Gestão Municipal–Transição Municipal: Encontro dos Eleitos, realizado no Novotel Center Norte. Promovido pelo Instituto Paulista de Gestão Municipal (IPGM), o encontro debateu aspectos cruciais para os gestores: período de transição; gastos com Educação e Saúde; legislação e mecanismos contratuais; planejamento e equilíbrio e controle das finanças.

Convidado pelo Presidente do IPGM, Marcelo Palavéri, Bertaiolli proferiu palestra para um público formado por Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, Vereadores, Procuradores e servidores municipais.

. Seminário ‘Prefeitos Eleitos’

No segundo encontro da agenda, Marco Bertaiolli participou, em Campinas, do 10° Seminário ‘Prefeitos Eleitos’, voltado aos Prefeitos eleitos para a gestão 2025–2028, Vice-Prefeitos e representantes do poder Executivo. As atividades, promovidas pela Consultoria em Administração Municipal (CONAM), contaram com a presença de técnicos, especialistas e representantes do setor público.

Ao agradecer o convite feito pelo Diretor-Geral do CONAM, Walter Penninck, Bertaiolli falou sobre a relevância do Tribunal de Contas para a excelência na gestão pública. “Destaquei a importância do IEG-M, principal índice que orienta gestores na busca por serviços públicos mais eficientes e eficazes. Seguimos juntos por uma gestão mais transparente e focada no cidadão”.