webdoor-athena_0.png

12/09/2016 – SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da Divisão de Auditoria Eletrônica (Audesp) e Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), apresentou aos servidores - Diretores e Agentes da Fiscalização Chefes da área de Fiscalização - da capital e Unidades Regionais, os  Sistemas Athena BI e Athena Web desenvolvidos no âmbito do Projeto ATHENA,  com  finalidade de  auxiliar as equipes de fiscalização na análise das informações de Licitação, Contratos e Execução Contratual encaminhadas de forma eletrônica na  Fase  IV do Sistema Audesp.

O Sistema Athena BI, coloca a disposição dos servidores painéis dinâmicos nos quais será possível visualizar todas as Licitações , Contratos e Execuções Contratuais encaminhadas a este Tribunal  pelos órgãos jurisdicionadas das áreas estadual e municipal.

Já no Sistema Athena WEB, as equipes de fiscalização terão a sua disposição, além de outras funcionalidades, uma lista de classificação dos ajustes  ordenados em função da sua probabilidade de irregularidade,  gerado automaticamente pelo sistema baseado em regras de análises  previamente parametrizadas.

O evento realizado na quinta-feira (8/9), das 10h00 às 12h30, no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na capital, contou com a participação do Diretor da AUDESP, Marcos Portella Miguel; do  Diretor de Sistemas, Fábio Xavier, do  Agente da Fiscalização Financeira – Informática, Sérgio Fukaya, e do  Consultor em Tecnologia da Informação, Frank Bastos.

. Inteligência artificial

De acordo com o Diretor de Sistemas do setor de Informática, Fábio Xavier, o sistema Athena possui ferramentas de Business Intelligence (BI) que possibilitarão  aos analistas da área de negócio criar relatórios dinâmicos clicando e arrastando campos para análise de grandes volumes de dados.

“O sistema será um grande avanço na área de fiscalização, visto que facilitará a obtenção de cruzamentos e análises antes impossíveis, em função do volume de dados e/ou pela necessidade de demandar desenvolvimento de relatórios”, explicou Xavier.

O Athena disponibiliza uma ferramenta de análise preditiva que permitirá  ao analista da área de negócio a detecção de existência de padrões nos dados através do uso de técnicas automatizadas de análise e visualização de dados – gráficos de linhas, colunas e redes de relacionamento.

“As análises que serão realizadas com o uso do Athena permitirão trazer importantes subsídios para uma fiscalização mais detalhada e direcionada por parte do Tribunal de Contas”, finalizou.